Como importar o Bloco K para o G5 Phoenix?

Letícia Carvalhais
Letícia Carvalhais
  • Atualizado

Como importar o Bloco K para o G5 Phoenix?

1. Acesse o sistema G5 Phoenix na rotina Escrituração > EFD ICMS/IPI > Estoque Bloco K > Importar;

2. Clique no botão “Layout”. O sistema abrirá uma caixa de seleção para exportar uma planilha correspondente ao tipo de Registro do Bloco K que deseja importar;

Observação: No campo Explicação contém um manual com as explicações sobre todos os registros referente ao Bloco K e como preenchê-los.

3. Selecione o tipo de Registro do Bloco K que deseja importar, e clique em “OK”. Após selecionar o layout o sistema vai gerar a planilha para ser alimentada com as informações pertinentes.

4. No exemplo utilizaremos a opção de Estoque Escriturado, que alimenta o registro K200 do SPED ICMS/IPI. A planilha é gerada com alguns exemplos para preenchimento.

Observação: Nessa planilha que o sistema disponibiliza não pode ser alterado o layout das colunas, não pode incluir colunas, não pode alterar o título das colunas, formatação, fonte, tamanho etc.

A) Campo TIPO: Esse campo se refere ao tipo do layout, no caso Estoque Escriturado o tipo será o número 2, então em todos os itens que informar nessa planilha a coluna tipo permanecerá com o tipo número 2;

B) Campo MES_ANO: Esse campo se refere a competência na qual importará a planilha.

C) Campo COD_ITEM: Esse campo se refere ao código do produto.

D) Campo QTDE: Esse campo se refere a quantidade do produto no estoque.

E) Campo TP_ESTOQUE: Esse campo se refere ao tipo do estoque, informar um dos números disponíveis conforme a tabela, 0, 1 ou 2.

  • 0 - Estoque de propriedade do informante e em seu poder;
  • 1 - Estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros;
  • 2 - Estoque de propriedade de terceiros e em posse do informante.

F) CNPJ_PARTICIP: Esse campo deverá ser preenchido somente quando no campo TP_ESTOQUE estiver número 1 ou 2. Informar o CNPJ de quem está em poder do produto.

5. Após preencher a planilha, salve-a em um local do seu computador para não sobrepor o arquivo. Verifique  se não há filtros inseridos nas colunas e sempre fechar a planilha aberta em seu computador para poder importar.

6. Acesse a rotina Escrituração > EFD ICMS/IPI > Estoque - Bloco K > Importar. Clique no ícone de pasta e selecione a planilha que salvou. Em seguida, clique em “Executar”;

7. Ao final o sistema traz a mensagem de Operação concluída!

8. Acesse a rotina Escrituração > EFD ICMS/IPI > Estoque - Bloco K > Escriturado, para verificar os lançamentos importados conforme a planilha;

9. Na rotina Escrituração > EFD ICMS/IPI > Estoque – Bloco K > Relatórios > Escriturado é disponibilizado o relatório com todos os itens escriturados no estoque para auxílio em sua conferência.

10. Para parametrizar a exportação do SPED ICMS/IPI com as informações do Bloco K, acesse ao menu Cadastro > Configurações > Parâmetros Exportações, aba SPED ICMS/IPI. No campo Bloco K – tipo de layout selecione uma das 3 opções disponíveis e grave a tela. É necessário analisar quais registros a empresa tem obrigatoriedade e classificar em qual leiaute pertence.

Ao selecionar a opção “2 - Leiaute restrito aos saldos de estoque” serão gerados apenas os registros K200 e K280.

11. Prontinho! Após a realização desses procedimentos, o Bloco K será importado com sucesso!

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 0