O sistema Folha possui um processo simples para executar a transferência de funcionários, permitindo tanto fazer a transferência para empresas que já constam em sua base (Interna), como para empresas que não constam em sua base (Externa).
Antes de executar a transferência para empresas externas você deve fazer o cadastro dessa empresa, acesse o conteúdo: Cadastro de empresas externas (transferências, múltiplos vínculos, dirigente sindical) (link para uma nova aba).
Na prática, acesse no sistema Folha, o menu: Arquivos → Funcionários → Transferência.
No primeiro combo, o campo Empresa Origem estará preenchido automaticamente, o campo Transferência (Empresa) deverá selecionar a empresa, podendo ser Interna ou Externa, depois informe a Empresa Destino.
Em Dados do Funcionário selecione qual é o funcionário para isso localize ele no quadro abaixo e acione um duplo clique, preencha o campo código que ele assumirá na empresa de Destino informe a data de saída desse funcionário, nesse campo você deverá informar o último dia trabalhado na empresa de origem (essa que está ativa).
Exemplo:
- Na empresa Destino ele iniciará em 01/07/2023, o campo então deverá ser preenchido com o dia anterior, 30/06/2023.
Dica:
- Se a empresa for Interna, você deverá ver qual código está disponível nessa empresa, se a empresa for Externa, você poderá informar qualquer código.
Informe os códigos SEFIP, RAIS e eSocial no combo Empresa Origem e informe o código RAIS no combo Empresa Destino.
Dica:
- Quando o campo eSocial estiver preenchido com a opção 5 - Transferência entre Matriz e Filiais será gerado o evento S-2206 - Alteração do Contrato de Trabalho, porém ele será gerado apenas na empresa que receberá esse funcionário (empresa destino), nessa situação é necessário ser mantida a mesma matrícula do funcionário.
- Quando o campo eSocial estiver com qualquer preenchimento diferente da Opção 5 - Transferência entre Matriz e Filiais, gerará o evento S-2299 - Desligamento na empresa origem, e a empresa destino deverá enviar o S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão / Ingresso de Trabalhador.
Agora basta clicar em Transfere.
Aparecerá em sua tela 2 telas para confirmação, leia atentamente e clique em “Sim”;
Por fim, será gerado os gatilhos para envio ao eSocial de forma automática e apresentará uma tela informando que a transferência foi realizada, clique em OK
Importante:
- Apenas realizar o processo de transferência após ter feito o cálculo e encerramento individual da folha de pagamento do funcionário transferido.
Relativo a