Registro J150 - MODELO DA DRE DA ESCRITURAÇÃO ATUAL DIFERENTE DA ESCRITURAÇÃO RECUPERADA.

Monique cabral bernardes
Monique cabral bernardes
  • Atualizado

O modelo da DRE ( Demonstração de Resultado do Exercício ) valida de acordo com a ECD anterior. Neste caso, precisará alinhar a mesma informação. Se foi entregue por exemplo pela DRE modelo 2 o validador irá fazer comparativos com o totalizador da ECD anterior, ou seja, precisa acompanhar o mesmo modelo.

Como conferir o modelo da DRE na geração da ECD ou se o modelo está diferente do ano anterior ?

Exemplo: ECD atual 2024 e ECD Recuperada 2023.

Para isso, clique no menu SPED> Central de Comunicação. Quando abrir a tela conforme a imagem abaixo, verificar o  Ano Calendário 2024 > Configurar> Bloco J Demonstrações, e verificar o modelo da Dre da escrituração atual.

Para verificar o modelo gerado da escrituração anterior: Ano Calendário:2023, basta alterar o ano através da seta p/ baixo e verificar o modelo: 

Percebe- se que a ECD de 2023 foi gerada com a modelo 2,  diferente da ECD de 2024 que foi gerada com a modelo 1.

Caso a empresa não possua nenhuma particularidade de gerar com outro modelo, basta gerar a escrituração atual 2024 com o mesmo modelo de Dre do ano anterior.

DICA: Sempre que possível, mantenha o mesmo modelo de DRE utilizado na última entrega da ECD.

Para realizar a alteração, ativar o ano calendário para 2024, clicar na aba Configurar. Clique na opção Alterar. Selecione a aba Bloco J - Demonstrações e altere o campo Modelo da DRE  e clique para Gravar.

Outros detalhes:

Como esse registro é gerado com comparabilidade, com uma coluna relativa ao período anterior, sugerimos só gerar os modelos 1 e 3 de DRE se utilizar o mesmo Plano Contábil no ano atual e no anterior, ou pelo menos se os códigos reduzido das contas contábeis do Plano do ano anterior for correspondentes aos códigos do ano atual (Conta com mesma finalidade, com os mesmos títulos de Demonstração de Resultado), caso contrário pode haver conflito na hora de gerar os totalizadores no Registro J150.

Atenção: Para as Empresas Operadoras de Plano de Saúde, sugerimos manter atualizada a configuração da DRE Modelo 3, que já mandamos junto com o Plano Padrão, por dois motivos:

Esse é o modelo de publicação exigido pela ANS – Agência Nacional de Saúde.

Devido a possibilidade de haver contas sintéticas dentro de uma mesma hierarquia em que existem contas analíticas, devido à complexidade de regras desse Plano, não é possível gerar nos outros dois modelos, a menos que não exista essas condições na empresa.

Exemplo:

44131901 -Sintética

441319010000001 - Analítica

441319011 – Sintética posterior a hierarquia de uma analítica

441319011000001 - Analítica

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 0 de 0