Conferência da DLPA: Modelo 1 – Conta de encerramento

Maria das Graças P. Rariz Godinho
Maria das Graças P. Rariz Godinho
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

Resumo:

O processamento da DLPA deve ser feito após o encerramento do período, utilizando o sistema Contábil. Existem duas formas: pela opção 1, que usa contas configuradas no encerramento do exercício, ou pela opção 2, para informar contas manualmente. É importante que saldo inicial e final da DLPA coincidam com o grupo usado no encerramento, e ajustes específicos podem ser configurados no plano de contas.

Ícone com dois retângulos laranjas, dispostos na horizontal e representando o produto Contabilidade (antigo Contábil).

🎯 Pré-requisitos


 

Atenção : O processamento da DLPA deve ser realizado após o encerramento do período, depois que é apurado o lucro ou prejuízo do exercício.

No menu Processamentos> DLPA- Demonstração de lucros e prejuízos acumulados

Menu "Processamentos" de software contábil, com destaque em vermelho na opção "DLPA - Demonstração dos lucros/prejuízos acumulados - Web".

Existem duas formas de processar a DLPA:

1 - Contas de encerramento:

Caso marque a opção: 1- Contas de encerramento,  no processamento da DLPA o sistema vai utilizar o grupo de contas que foi configurado no  Encerramento do exercício, que fica no menu: Cadastros > Configurações do Plano de Contas > Encerramento do Exercício

Na tela abaixo vemos um exemplo  da configuração de encerramento, onde as contas de Lucro do período  e Prejuízo do período pertencem ao mesmo subgrupo: 2.3.7.01.001

Janela de configuração de contas para encerramento do exercício, exibindo códigos para Lucro do Período, Prejuízo e Conta de Zeramento.
  • Processamento DLPA através do Modelo 1- Conta de encerramento:

Exemplo: Encerramento contábil  anual, o processamento será realizado de 01/01/2024 até 31/12/2024.

Se o encerramento for trimestral, realizar o processamento por trimestre.

Tela da DLPA de 2024 exibindo saldo inicial de 70 mil, lucro líquido negativo de 30 mil e lucro acumulado final de 85 mil reais.

 

Ao gerar o Balancete de verificação a opção do  Balancete periódico e Eliminar período encerrado NÃO devem estar selecionados.

Extrato de Balancete com destaque na conta "Resultado do Exercício", mostrando saldo inicial de 70 mil e saldo final de 85 mil creditados.

O saldo Inicial e Final da DLPA, precisam estar igual ao do grupo utilizado no encerramento.

Obs: Mesmo que o processamento seja realizado pela opção:  1-Encerramento, no caso de lançamentos para um outro grupo do Patrimônio líquido,  Distribuição de dividendos, ou algum ajuste devedor/credor no qual a partida/contra partida seja uma conta de passivo, você poderá incluir a conta contábil na configuração da DLPA no seu respectivo título. 

Exemplo: Lançamento de distribuição de dividendos

Conta Débito:  2.3.7.01.001.00001 Lucro do exercício

Conta Crédito: 2.1.5.01.006.00002 Dividendos a pagar R$ 15.000,00, basta ir no menu Cadastros > Configurações do plano de contas> Dlpa- Demonstração de lucros e prejuízos acumulados, clicar em alterar e configurar a conta de Dividendos no seu respectivo título. 

Se existir ajustes devedores/credores que a partida/contra partida for conta de ativo, é preciso lançar manualmente na DLPA.

Atenção: No caso de gerar um balancete e perceber que existem outras contas  no grupo: 2.3.7.01.001 além das contas configuradas no encerramento, será necessário fazer o processamento pela opção 2- Informar contas.

 

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?