Erro 312 - A categoria {0} informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional do eSocial.

Joyce Madeira
Joyce Madeira
  • Atualizado

O erro código 0312 - A categoria {0} informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional do eSocial costuma ocorrer quando a Categoria do Trabalhador constante no sistema Folha Phoenix é diferente da informação mencionada no portal eSocial (link para uma nova aba) e vice-versa. Sendo necessário prosseguir com os ajustes para os dados serem os mesmos nas duas plataformas.

Caso as categorias estejam corretas em ambos os ambientes, é necessário rever a Matrícula eSocial, pois se houver divergências cadastrais entre as bases do sistema Folha Phoenix e portal eSocial (link para uma nova aba), também podem ocasionar o erro Código 312.

Para verificação de categoria no sistema Folha Phoenix, é necessário rever o tipo de contrato informado no Cadastro do Funcionário, Sócio ou Autônomo.

Se o erro for apontando no Cadastro do Funcionário, acesse a aba Dados Contratuais / Combo Histórico de Salários / Tipo de Contrato.

Neste campo, é preciso realizar um comparativo do Tipo de Contrato em relação a categoria eSocial de acordo com a Tabela 01 - Categorias de Trabalhadores.

Exemplo: 

Se o empregado possuir o tipo de contrato 1 - CLT Indeterminado, a categoria correspondente ao eSocial é 101 -  Empregado - Geral, inclusive o empregado público da administração direta ou indireta contratado pela CLT.

 

Se as categorias estiverem de acordo, outro ponto de verificação corresponde a matrícula eSocial.

Nesta situação, acesse o Cadastro do Funcionário / aba Dados Cadastrais / Matrícula eSocial e faça um comparativo da informação preenchida no sistema e constante no portal eSocial (link para uma nova aba). Havendo divergências, é necessário identificar a matrícula correta e inserir no sistema Folha Phoenix.

 

Dica importante:

Muitas vezes o erro código 312 - A categoria {0} informada deve ser igual a existente no cadastro do trabalhador no Ambiente Nacional do eSocial, pode ocorrer porque existem espaçamentos indevidos no campo Matrícula eSocial.

Nestas situações, orientamos a apagar o campo matrícula e refazer o preenchimento.

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