Preparamos um passo a passo para realizar o processo de Introdução Geral a Central de Comunicação ECD - Escrituração Contábil Digital.
1. Para gerar o arquivo TXT da ECD, pode ir no menu Sped> Central de Comunicação
ou ir direto no atalho da Central Sped.
Obs: Antes de gerar o arquivo, verifique se o Ano Calendário corresponde ao período da escrituração que deseja gerar. Na opção 'Exibir Empresas', é possível selecionar apenas a empresa ativa. Também é possível aplicar um filtro para localizar o apelido da empresa que deseja gerar. Recomendamos, ainda, sempre selecionar o botão 'Carregar Empresas/Configurações' para atualizar qualquer informação que tenha sido incluída ou alterada na parte de cadastro.
2. Após realizar essas verificações, certifique-se de estar na aba da ECD. Em seguida, selecione o botão "Alterar" ou dê um duplo clique no apelido da empresa para preencher os campos das abas Geral, Bloco J - Demonstrações e Informações Complementares, caso exista alguma particularidade.
3. Aba geral:
- Período
- Tipo de escrituração
- Ordem do livro
- Situação Especial (Caso exista) Abertura não é considerada Situação Especial
- Início do Período
- Finalidade da escrituração, se é Original ou Substituta
- Hash escrituração substituída : Se for substituta informar o número Hash (Fica no recibo da escrituração original)
- Tipo ECD
- Centro de Custos (Se o ano anterior foi entregue com centro de custos, precisa seguir da mesma forma)
- Gerar Registro I157 (Se teve mudança de contas contábeis do ano anterior para escrituração atual)
- Gerar plano de Contas com máscara completa (caso o contador anterior tenha gerado por outro sistema e com o plano de contas reduzido)
4. Bloco J- Demonstrações
- Seleção de contas a gerar no grau Sintético (caso desejar, caso contrário não precisa realizar nenhuma marcação)
- Modelo da Dre : Esse campo é preenchido automaticamente com base no que foi gerado no ano anterior. Caso não haja nenhuma particularidade, não é necessário gerar com outro modelo, pois a troca de modelo pode ocasionar erros ao recuperar a ECD anterior, especificamente no registro J150. Vale ressaltar que o modelo 2 é automático do sistema, enquanto os modelos 1 e 3 são configurados totalmente pelo cliente.
- Título do Resultado
- J210 gerar DLPA ou DMPL. Sempre que fizer o encerramento do período já realiza o processamento para não dar erro fatal no momento de gerar o arquivo da ECD.
- J800 caso queira incluir outra demonstração sem ser Balanço, Dre, DLPA/DMPL gerar o arquivo no formato RTF e incluir no registro J800
- J801 Se a finalidade da sua escrituração for substituta precisa anexar o termo de verificação no formato RTF , disponibilizamos um modelo para cópia no botão: Copiar modelo termo, basta complementar e incluir
5. Informações Complementares
- Preencher caso haja alguma particularidade, caso contrário vai ficar da mesma forma que a imagem.
Atenção: Fotos meramente ilustrativas.
Fazer o preenchimento das informações de acordo com a necessidade da empresa.
Após realizar todos os preenchimentos, gravar as informações, e ir na aba Verificar/Gerar, selecionar o apelido da empresa, e colocar para gerar o arquivo.
Atenção: Fotos meramente ilustrativas.
Fazer o preenchimento das informações de acordo com a necessidade da empresa.
Legenda Status do arquivo:
Para verificar as advertências, e os erros fatais selecionar o botão Imprimir
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