1. Para gerar o arquivo TXT da ECF, pode ir no menu Sped> Central de Comunicação,
ou ir direto no atalho da Central Sped.
Obs: Antes de gerar o arquivo, verifique se o Ano Calendário corresponde ao período da escrituração que deseja gerar. Na opção 'Exibir Empresas', é possível selecionar apenas a empresa ativa. Também é possível aplicar um filtro para localizar o apelido da empresa que deseja gerar. Recomendamos, ainda, sempre selecionar o botão 'Carregar Empresas/Configurações' para atualizar qualquer informação que tenha sido incluída na parte de cadastro.
2. Após realizar essas verificações, certifique-se de estar na aba da ECF, em seguida, selecione o botão "Alterar" ou dê um duplo clique no apelido da empresa
- Forma de Apuração: Trás automaticamente do Cadastro da Empresa
- Período
- Retificadora e Recibo anterior (Caso for retificar escrituração original)
- Início do período (Preencher de acordo com a necessidade da empresa)
- Tipo ECF (Preencher de acordo com a necessidade da empresa)
- Situação especial (Caso houver)
- Alíquota Reduzida Lei 11774/2008 no caso da situação abaixo:
- Método de Avaliação do Estoque
- Regime Reconhecimento de Receita (Trás automaticamente do cadastro da empresa)
- Livro caixa ou não Obrigada à entrega da ECD: Em situações em que a empresa realiza contabilidade, regime competência, mas não é obrigada a entregar a ECD, deve-se marcar essa opção para realizar a entrega com o tipo L. (Nessa situação vai levar Balanço e Dre para o Sped com base no plano referencial.
Por outro lado, se a empresa não realiza contabilidade e apura os impostos com base no regime de caixa, é necessário selecionar as contas contábeis relacionadas às disponibilidades para compor o registro Q100 da ECF (Livro Caixa).
Atenção: Verifique as informações no manual do Sped ECF para maiores detalhes.
- Gerar Registro N620/N630/N670 a partir do Lalur (Se for Lucro Real e integrar o Lalur pelo sistema
- Integrar com G5 (Faturamento e retenções de acordo com os valores do G5)
Os demais preenchimentos e abas, como: Parâmetros Complementares, Registro 0021, Registro Y660 e Y800, deverão ser preenchidos de acordo com a particularidade da empresa.
3. Assim que finalizar os preenchimentos, gravar as informações, na aba Verificar/Gerar, seleciona a empresa e coloca para gerar o arquivo.
Atenção: Fotos meramente ilustrativas.
Fazer o preenchimento das informações de acordo com a necessidade da empresa.
Legenda Status do arquivo:
Para verificar as advertências, e os erros fatais selecionar o botão Imprimir
Acompanhe este vídeo tutorial com o passo a passo para realizar o processo de como gerar a ECF após conferido todos os parâmetros.
Relativo a