O valor do prejuízo a ser lançado é o prejuízo fiscal e NÃO o Contábil.
Por isso, nunca lançar o prejuízo informado na DRE Modelo 1, e sim verificar no menu Lalur/Lacs > Relatórios> Parte A
Exemplo: 1º Trimestre de 2023
Obs: Quando não existir nenhuma adição/exclusão/compensação, o prejuízo fiscal será o mesmo resultado da dre Modelo 1
O prejuízo fiscal é lançado na Parte B do Lalur através do menu Lalur/Lacs > Lalur/Lacs > Parte B
Basta clicar no botão Novo, e na aba do IRPJ (Prejuízo Fiscal) no campo Código vai informar o código da Parte B para o Prejuízo Fiscal, utilize o comando F5 ou CTRL + Enter para fazer a pesquisa, informar a data correspondente ao trimestre que está apurando e sempre quando for prejuízo vai lançar a Crédito, informar o valor e gravar.
Nos trimestres em que houver compensação, deve-se utilizar o mesmo código do prejuízo para que o controle do saldo fique correto, a diferença é que a compensação deve ser lançada a débito.
Exemplo: 2º trimestre de 2023.
Menu Lalur/Lacs> Relatórios > Parte A
O valor que posso utilizar para compensar é 30% do Lucro antes da compensação de prejuízo, ou seja, 30% de R$36.000,00 = R$10.800,00.
Clicar em Novo, selecionar a aba do IRPJ, informar o código do Prejuízo Fiscal, a data correspondente ao último dia do trimestre que está apurando, colocar o controle a débito pois trata-se de compensação, informar o valor e gravar.
Atenção: Não podemos esquecer que nas empresas Estimativa, só poderemos aproveitar o Prejuízo Acumulado de anos anteriores, pois os prejuízos durante o exercício, estão absorvidos nos outros resultados positivos do período, visto que devemos sempre apurar sobre o resultado acumulado.
Relativo a