Como cadastrar os Parâmetros da Integração Contábil?

Letícia Carvalhais
Letícia Carvalhais
  • Atualizado

Para que ocorra a integração dos lançamentos fiscais do G5 Phoenix com o Contábil Phoenix é necessário realizar o Cadastro da Parametrização Contábil e depois o Cadastro da Configuração Contábil no G5. Aqui demonstraremos como realizar o Cadastro dos Parâmetros Contábeis.

1. Acesse a rotina Cadastro > Parâmetros Integração Contábil;

2. Clique em “Novo” e preencha o campo “Histórico (Mês/Ano)”;

3. A tela de Parâmetros possui 4 colunas referentes aos tipos de lançamentos: Notas de Entradas, Saídas, Serviços Prestados e Serviços Tomados.

Para cada tipo de nota poderá parametrizar conforme a necessidade da empresa, porém todos os campos precisam ser preenchidos, abaixo segue alguns exemplos:

a) Contas: Determinará como será realizada a integração do Valor Total dos Lançamentos Fiscais de acordo com as seguintes opções:

  • Nota a Nota: integrará os valores  individualmente, nota a nota nas contas indicadas na “Tabela de Integração Contábil”;
  • Por Totais: integrará os valores de forma totalizadora por CFOP, nas contas indicadas na “Tabela de Integração Contábil;
  • Por itens: integrará os valores individualmente, nota a nota nas contas indicadas no “Cadastro de Itens, aba Grupos”.

b) ICMS, ICMS FCP, ICMS DEST. IPI e ISS: Determinará como será realizada a integração dos  Valores dos Tributos dos Lançamentos Fiscais de acordo com as seguintes opções:

  • Nota a Nota: integrará os valores  individualmente, nota a nota nas contas indicadas na “Tabela de Integração Contábil”;
  • Por Totais: integrará os valores de forma totalizadora por CFOP, nas contas indicadas na “Tabela de Integração Contábil;
  • Não Contabiliza: Não integrará os valores dos tributos das notas fiscais com essa opção selecionada.

c) PIS/COFINS: Determinará como será realizada a integração dos  Valores dos Tributos PIS E COFINS dos Lançamentos Fiscais de acordo com as seguintes opções:

  • Nota a Nota: integrará os valores  individualmente, nota a nota nas contas indicadas na “Tabela de Integração Contábil”;
  • Por Totais: integrará os valores de forma totalizadora por CFOP, nas contas indicadas na “Tabela de Integração Contábil;

d) Centro de Custo: Determinará se será contabilizado ao Centro de Custos do Contábil ou se não será contabilizado.

e) À vista / À Prazo: Informará como será realizado o pagamento dos documentos fiscais:

  • Separar A vista/ A prazo: se torna obrigatório que no lançamento da nota fiscal o campo “A vista” ou o campo “A prazo” esteja com valor informado, caso contrário não será integrado;
  • Tudo a Vista: o sistema considerará todos os lançamentos como à vista, e não há necessidade de informar em cada lançamento o valor no campo “A vista”;
  • Tudo a Prazo:  o sistema considerará todos os lançamentos como à prazo, e não há necessidade de informar em cada lançamento o valor no campo “A prazo”.

f) Não Contabilizar Contas: Os campos abaixo deverão ser selecionados somente para Não Contabilizar Contas dos impostos e lançamentos.

g) Considerar o valor do PIS / COFINS dos itens: Essa opção deverá estar selecionada para integrar os valores dos tributos PIS e COFINS que constam nos itens. Este campo também deverá estar selecionado para integração dos valores dos lançamentos realizados em Escrituração > EFD Contribuições > Demais Documentos e Operações.

h) Observação: Essa opção ficará disponível apenas se o campo “Histórico (Mês/Ano)” estiver preenchido com data 01/2015 ou posterior;

Para a configuração completa no G5 Phoenix sobre a Integração Contábil siga as orientações em Como configurar a Integração Contábil no G5 Phoenix.

Prontinho! Após a realização desses procedimentos, os parâmetros de integração contábil será realizado com êxito!

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