Como cadastrar uma empresa nova no G5?

Letícia Carvalhais
Letícia Carvalhais
  • Atualizado

Para incluir um novo cadastro no G5 Phoenix acesse a rotina Cadastro > Empresas > Cadastro e clique no botão “Novo;

1. Campo Apelido: Este campo é a identificação da empresa dentro dos sistemas da Linha Phoenix. Este apelido não pode ser alterado nem duplicado. Após inserir o apelido, aperte a tecla “Enter”;

2. Campo CNPJ: Insira o CNPJ ou o CPF do cadastro que está inserindo. Tratando-se de empresas, ao clicar no botão “Buscar” ou apertar a tecla F10, o sistema buscará as informações que constam no cartão CNPJ da RFB;

3. Campo Data de Cadastro: é a data que a empresa foi cadastrada no seu sistema. Essa data é apenas para controle interno;

4. Campo Apelido Matriz só irá preencher se acaso a empresa que está cadastrando seja uma Filial, então irá informar no campo o apelido da empresa matriz;

5. Campos Razão Social (Simplificada) e Razão Social (Completa) referem-se à razão social da empresa e diferem no número de caracteres disponíveis (38 na Simplificada e 120 na completa);

6. Nome fantasia: é o nome fantasia registado para essa empresa;

 

Aba Geral

1. Campo CEP digite o número e clique em Buscar para que os campos sejam preenchidos conforme os dados do Correio.

  • Observação: No campo Código de município é necessário clicar e apertar CTrl + ENTER e selecionar o código novamente para que o nome da cidade apareça em letras maiúsculas e evite problemas na importação de notas fiscais de serviços.

2. Campo C.P.F:  preencher somente se o cadastro for referente a Pessoa Física.

3. Campo C.A.E.P.F:  preencher somente se o cadastro for referente a Produtor Rural ou outro tipo de empresa cuja atividade econômica esteja ligada ao CPF e não tenha CNPJ;

4. Campo Iníc. Atv informar a data de abertura da empresa;

5. Campo Data Reg.: Data em que a empresa foi registrada;

  • Observação: Campos Opc. ISS S., Opc. ICMS S.. Pequeno Porte e Simples Fed. Majoração 50% não são mais utilizados;

6. Campo Distr. L. Pres.: indica como se dará a distribuição do Lucro Presumido entre os sócios. Possui 3 opções:

  • Distrib. Manual: onde o sistema JR vai apurar o Lucro e deixará o valor disponível para que o usuário decida como realizará a distribuição;
  • Distrib. Automat. Mensal: onde o sistema JR vai apurar o Lucro e distribuirá os valores disponíveis entre os sócios mensalmente de forma automática;
  • Distrib. Automat. Trimestral: onde o sistema JR vai apurar o Lucro e distribuirá os valores disponíveis entre os sócios trimestralmente de forma automática.

7. No campo Tipo IRPJ: informe a Data, e os Regimes de Tributação e Apuração da empresa;

  • Observação: Para empresas Lucro Real, utilizar no campo Tipo IRPJ a opção 0 – Nenhum, e informar o Regime de Competência..

 

Aba Escrita

1. Todos os campos com seta em amarelo são campos com preenchimento obrigatório, em cada campo pressione Ctrl+Enter ou clique na seta amarela que o sistema fornece as opções.

2. Campo PIS/COFINS Não Cumulativo/Cumulativo preencher como opção Não Enquadrado caso seja regime de apuração Cumulativo (geralmente empresas do Lucro Presumido), ou comoEnquadrado caso seja apurado PIS e COFINS no regime Não Cumulativo (geralmente empresas do Lucro Real);

3. Plano de Contas Integração Contábil: para realizar integração e escrita contábill, pode selecionar individual ou geral;

4. Método de Contabilização: para realizar integração e escrita contábil - analitico ou sintetico;

5. Qtde de Totaliz: para empresas com caixa registradora, cada totalizador permitia uma aliquota de ICMS.

6. Cofins Especial: Para os casos em que a Cofins seja recolhida de forma atípica. Apertar Ctrl + enter para que sejam demonstradas as opções;

7. Tipo Caixa: indicação de como será realizada a integração contábil da escrita:

  • Livro Caixa: realizará a integração da escrituração fiscal com o Livro Caixa do JR Phoenix;
  • Contabilidade: realizará a integração da escrituração fiscal com o Módulo Contábil Phoenix;

8. Classificação Tributária EFD reinf: Indica a data de início da empresa na EFD reinf e a Classificação Tributária dela (Informação para envio do registro R1000);

9. CPRB: Indica se a empresa recolhe a Contribuição Previdenciária Patronal através do Faturamento da empresa (Desoneração da Folha);

10. Redução de ISS: indica a redução da base de cálculo do ISS;

11. Período de apuração de IPI: Hoje somente existe Apuração Mensal. A diferença é que na opção 1- Mensal (ME/EPP/DEM) o código de DARF sai 1097 , na opção 3 - Quinzenal/Mensal  o código de DARF sai com o código 5123;

12. Campo Inscrição Estadual ST: Cadastrar as Inscrições Estaduais que a empresa possuir em outras UFs.  

13. Empresa Obrigada à ECD: Indicar se a empresa está obrigada ou não à entrega anual da ECD;

14. Campo Substituto Tributário: selecionar somente para empresas tenham obrigação de recolher ICMS ST na condição de Substituto Tributário;

15. Campo Produtor Rural: selecionar apenas caso seja empresa de Produção Rural.

16. Simples Nacional: Os campos destacados abaixo são específicos para empresas do Simples Nacional.

  • Campo Simples Nacional – Sublimite: deverá ser preenchido somente quando a empresa ultrapassar o sublimite definido pela legislação.
  • Campos C.P.F Responsável e Código Acesso: deverão ser preenchidos para que o sistema JR Phoenix consiga realizar a integração com PGDAS.

 

Aba Contabilidade

1. A aba Contabilidade será preenchida para clientes possuem o sistema Contábil Phoenix. Para selecionar o contador no campo Contador Responsável primeiro terá que fazer o cadastro do contador através do menu Cadastro > Contadores, 

2. Após realizado este cadastro o nome do Contador aparecerá no campo “Contador Responsável” para ser selecionado.

 

Aba Certificado Digital

Nessa aba poderá configurar o certificado digital próprio da empresa. 

1. Campo Modelo: Selecionar modelo do certificado sendo A1 ou A3.

2. Campo Responsável pelo Certificado: A própria Empresa ou Representante Legal. 

  • Observação: Se utilizar a opção Representante Legal, informar no campo ao lado o Representante.

3. Campo Nro série: clicar no símbolo de cartão ao lado do campo para localizar o certificado digital A3.

4. Campo Senha: Preencher a senha do certificado,.

5. Campos início validade e fim validade: Geralmente preenchido automaticamente ao selecionar o certificado, indicam a data de vigência do certificado;

6. Campo Caminho: indica dentro da pasta Phoenix onde o arquivo do certificado será armazenado. Clique no ícone de pasta para localizar o certificado digital A1 e selecioná-lo.

7. Ao final, clique em Validar Certificado. Caso o certificado seja mesmo da empresa ou do Representante, esteja válido o teste retornará sem erros.

Ao final, clique em “Gravar” para gravar o cadastro da empresa.

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