Primeiro será necessário verificar os seguintes campos no cadastro da empresa. Acesse a rotina Cadastro > Empresas > Cadastro, aba ESCRITA.
Verifique os campos “Tp. Emp.” que precisa estar preenchido como 2 - Indústria, e o campo “Per. A. IPI” que deve estar preenchido como 1 - Mensal (ME/EPP/Demais Produtos após 06/2008) ou como 3 - Quinzenal/Mensal.
A diferença entre as opções 1 e 3 refletirá no código do DARF emitido pelo G5. Ao selecionar a opção 1 - Mensal (ME/EPP/Demais Produtos após 06/2008) o DARF emitido sairá com código 1097. Ao selecionar a opção 3 - Quinzenal/Mensal o DARF emitido sairá com código 5123.
Após realizar a escrituração de todas as notas fiscais de entradas e de saídas. Acesse a rotina para reorganizar saldos dos itens e saldos totais através da rotina Auxiliar > Reorganizar saldos dos itens e Reorganizar Saldos.
Por último acesse a apuração do IPI em Mensal > Apur. IPI - Web… > Visualizar / Imprimir a Apuração IPI ou aperte a tecla F3 do teclado.
Na primeira página da apuração aparecerão os códigos fiscais utilizados nas operações, com os valores das operações consolidados, e a demonstração do IPI incidente em cada uma dessas operações.
Na segunda página será possível consultar os débitos e os créditos totalizadas e o resultado, seja saldo credor ou saldo devedor.
Caso apareça valor na linha 013 - Imposto a recolher, o DARF poderá ser emitido pelo G5 Phoenix através da rotina Guias > DARF - IPI Web… ou teclando Ctrl + I.
Também é possível enviar as informações para recolhimento para o Sicalc WEB para que o DARF seja emitido com o código de barras.
Aguarde o G5 Phoenix realizar o preenchimento das informações para recolhimento na tela do SIcalc que se abrirá, e por último clique em “Emitir DARF”.
Relativo a