eSocial | Evento S-2200 - Erro 17 destacando as Tags 'vinculo', 'tpRegTrab' e 'matricula'

Maria das Graças P. Rariz Godinho
Maria das Graças P. Rariz Godinho
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

Resumo:

1. Saiba como corrigir o Erro 17 no envio do evento S-2200 do eSocial.

2. O erro ocorre quando as informações de transferência de vínculo anterior estão incompletas ou incorretas no cadastro do funcionário.

 

🎯 Pré-requisitos

 

Causa


 

Esse erro ocorre durante o envio do evento S-2200 – Admissão do trabalhador quando o funcionário foi cadastrado como transferido de outra empresa ou possui informações de transferência de vínculo, mas os dados obrigatórios da empresa de origem não foram preenchidos corretamente.

Nessa situação, o eSocial espera receber a matrícula do trabalhador no vínculo anterior, porém essa informação não foi localizada ou está incompleta no cadastro. Como consequência, o XML é gerado em desacordo com o leiaute do eSocial e o evento é rejeitado.

Erro

Mensagem da ocorrência:

A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD.

The element 'vinculo' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtAdmissao/v_S_01_03_00' has invalid child element 'tpRegTrab' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtAdmissao/v_S_01_03_00'. List of possible elements expected: 'matricula' in namespace 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtAdmissao/v_S_01_03_00'.

Erro 17 no validador do eSocial destacando as tags vinculo, tpRegTrab e matricula.

 

Como corrigir


 

Primeiramente, certifique-se de que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com a leitura abaixo:

  • Passo 1: Acesse o menu Arquivos > Funcionários > Funcionários e selecione o funcionário que apresentou o erro no envio do S-2200.
  • Passo 2: Acesse a aba Dados oficiais e localize o quadro Transferência de vínculo anterior.
  • Passo 3: Se o trabalhador foi transferido de outra empresa, verifique se os seguintes campos estão preenchidos corretamente:
    • CNPJ ou CPF da empresa de origem;
    • Matrícula do trabalhador na empresa de origem;
    • Data de início do vínculo;
    • Data de fim do vínculo.

⚠️ Atenção

Dedique atenção especial ao campo Matrícula do trabalhador na empresa de origem, pois sua ausência é uma das principais causas dessa rejeição.

Quadro de Transferência de Vínculo Anterior na aba Dados Oficiais do cadastro de funcionários
  • Passo 4: Verifique se os dados informados correspondem exatamente ao vínculo anterior do trabalhador. Informações incorretas, incompletas ou incompatíveis podem impedir a geração correta do grupo de transferência exigido pelo eSocial.
  • Passo 5: Após realizar as correções necessárias, grave as alterações efetuadas no cadastro.
  • Passo 6: Acesse o Robomatic eSocial e clique em Atualizar.
  • Passo 7: Localize o evento que está com o status Reprovado, selecione-o e clique em Reenviar reprovado.
  • Passo 8: Acompanhe o processamento para verificar se o evento foi aceito pelo eSocial.

Relativo a

Esse artigo foi útil?