Para realizar a integração dos lançamentos do G5 Phoenix para o Contábil Phoenix é necessário que os sistemas estejam instalados no mesmo diretório, e seja feito toda a configuração no sistema G5 Phoenix.
1. No sistema G5 Phoenix, acesse a rotina Cadastro > Empresas > Cadastro. Dentro da aba ESCRITA, verificaremos os campos “Pl. Contas Intg.”, “Met. de Contab.” e “Tipo Caixa”, onde:
a) Pl. Contas Intg.: Indica o tipo do plano de contas que será utilizado tendo duas opções:
- Plano de Contas Geral: Quando é utilizado um único plano de contas para várias empresas cadastradas;
- Plano de Contas Individual: Quando a empresa possui um plano de contas próprio e individual.
b) Met. de Contab.: Indica as contas de clientes e fornecedores, onde:
- Sintético: É utilizada uma única conta para todos os clientes e outra conta para todos os fornecedores - selecione essa opção;
- Analítico: São utilizadas contas individuais indicadas no cadastro do participante (Cadastro > Participantes > Analítico) para cada cliente e para cada fornecedor, conforme a configuração da integração contábil no método analítico (link para uma nova aba).
c) Tipo Caixa.: Indica a integração do G5 com o Contábil Phoenix ou com o JR Phoenix, onde:
- Livro Caixa: Realizará integração dos lançamentos fiscais com o sistema JR Phoenix;
- Contabilidade: Realizará a integração dos lançamentos fiscais com o sistema Contábil Phoenix.
2. Ainda no cadastro da empresa, na aba Contabilidade, será necessário preencher os campos Pl. de Contas Contábil informando o plano de contas da empresa (Definido no Contábil Phoenix) e a Forma de Tributação da empresa.
Após essa definição no Cadastro da Empresa, clique em “Gravar”
3. Depois de verificado o Cadastro da Empresa, acesse a rotina Cadastro > Parâmetros da Integração Contábil. Nessa tela realizará os parâmetros de integração contábil para a empresa ativa no sistema.
Para orientações sobre o preenchimento da tela, verifique o cadastro de parâmetros da integração contábil? (link para uma nova aba).
4. Para definir as contas contábeis que serão integradas com o sistema Contábil Phoenix, acesse a rotina: Cadastro > Tabela de Integração Contábil > Novo CFOP > Geral/Individual
Observação: As contas utilizadas na imagem acima são somente exemplos de como pode ser preenchido.
Cada aba nesta rotina indica o tipo de lançamento Fiscal que será integrado com o sistema Contábil Phoenix, sendo:
- Códigos Fiscais: Indicará as contas contábeis a serem integradas nos documentos fiscais de entrada e saída de mercadorias;
- Serviço: Indicará as contas contábeis a serem integradas nos documentos fiscais de serviços tomados e prestados;
- Automáticas: Indica contas a serem integradas no modo automático e sintético para Fornecedores, Clientes e Caixa, além das contas a serem integradas na apuração de alguns tributos;
- Demais Documentos e Operações: Indicará as contas a serem integradas nos lançamentos realizados dentro da rotina Escrituração > EFD Contribuições > Demais Documentos e Operações;
- Imobiliária: Indicará as contas contábeis a serem integradas nos lançamentos realizados dentro da rotina Escrituração > EFD Contribuições > Imobiliária > Lançamento.
5. Após ter feito todas as configurações acima, para conferir os lançamentos e as contas que serão integradas no sistema Contábil Phoenix acesse ao menu Mensal > Planilha Contábil > Escrituração de Notas, selecione os tipos de lançamentos e clique em Ok.
Relativo a