Como configurar Integração Contábil no Método Sintético?

Letícia Carvalhais
Letícia Carvalhais
  • Atualizado

Para realizar a integração dos lançamentos do G5 Phoenix para o Contábil Phoenix é necessário que os sistemas estejam instalados no mesmo diretório, e seja feito toda a configuração no sistema G5 Phoenix.

1. No sistema G5 Phoenix, acesse a rotina Cadastro > Empresas > Cadastro. Dentro da aba ESCRITA, verificaremos os campos “Pl. Contas Intg.”, “Met. de Contab.” e “Tipo Caixa”, onde:

a) Pl. Contas Intg.: Indica o tipo do plano de contas que será utilizado tendo duas opções:

  • Plano de Contas Geral: Quando é utilizado um único plano de contas para várias empresas cadastradas;
  • Plano de Contas Individual: Quando a empresa possui um plano de contas próprio e individual.

b) Met. de Contab.: Indica as contas de clientes e fornecedores, onde:

c) Tipo Caixa.: Indica a integração do G5 com o Contábil Phoenix ou com o JR Phoenix, onde:

  • Livro Caixa: Realizará integração dos lançamentos fiscais com o sistema JR Phoenix;
  • Contabilidade: Realizará a integração dos lançamentos fiscais com o sistema Contábil Phoenix.

2. Ainda no cadastro da empresa, na aba Contabilidade, será necessário preencher os campos Pl. de Contas Contábil informando o plano de contas da empresa (Definido no Contábil Phoenix) e a Forma de Tributação da empresa.

Após essa definição no Cadastro da Empresa, clique em “Gravar”

3. Depois de verificado o Cadastro da Empresa, acesse a rotina Cadastro > Parâmetros da Integração Contábil. Nessa tela realizará os parâmetros de integração contábil para a empresa ativa no sistema.

Para orientações sobre o preenchimento da tela, verifique o cadastro de parâmetros da integração contábil? (link para uma nova aba).

4. Para definir as contas contábeis que serão integradas com o sistema Contábil Phoenix, acesse a rotina: Cadastro > Tabela de Integração Contábil > Novo CFOP > Geral/Individual

Observação: As contas utilizadas na imagem acima são somente exemplos de como pode ser preenchido.

Cada aba nesta rotina indica o tipo de lançamento Fiscal que será integrado com o sistema Contábil Phoenix, sendo:

  • Códigos Fiscais: Indicará as contas contábeis a serem integradas nos documentos fiscais de entrada e saída de mercadorias;
  • Serviço: Indicará as contas contábeis a serem integradas nos documentos fiscais de serviços tomados e prestados;
  • Automáticas: Indica contas a serem integradas no modo automático e sintético para Fornecedores, Clientes e Caixa, além das contas a serem integradas na apuração de alguns tributos;
  • Demais Documentos e Operações: Indicará as contas a serem integradas nos lançamentos realizados dentro da rotina Escrituração > EFD Contribuições > Demais Documentos e Operações;
  • Imobiliária: Indicará as contas contábeis a serem integradas nos lançamentos realizados dentro da rotina Escrituração > EFD Contribuições > Imobiliária > Lançamento.

5. Após ter feito todas as configurações acima, para conferir  os lançamentos e as contas que serão integradas no sistema Contábil Phoenix acesse ao menu Mensal > Planilha Contábil > Escrituração de Notas, selecione os tipos de lançamentos e clique em Ok.

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