Como considerar o Frete, seguro e Despesas acessórias na base de cálculo dos impostos já escriturados no sistema?

Letícia Carvalhais
Letícia Carvalhais
  • Atualizado

Este procedimento deverá ser realizado para que o sistema passe a considerar o frete, seguro e despesas acessórias na base de cálculo dos tributos (ICMS, PIS e COFINS) das notas fiscais de saídas e entradas.

  1. Acessar o Menu Cadastro > Configurações > Parâmetros da Empresa

Marcar a opção “Considerar Frete, Seguro e Despesas Acessórias no valor total de Receitas de ICMS, IPI, PIS e COFINS” e clique em “Gravar”;

  1. Em seguida, acesse a rotina “Auxiliar > Reorganizar Saldos dos Itens”, e marque as opções dos parâmetros:
  • Calcular Pis/Cofins e ICMS/IPI dos Lançamentos sem informação”;
  • Recalcular impostos com base no item”;
  • ICMS”, “IPI”, “PIS/COFINS”;
  • Para: “Notas de Saídas” e/ou “Notas de Entrada” conforme a necessidade.

  1. Após executar este procedimento, o sistema irá incluir os valores de frete, seguro e despesas acessórias na base de cálculo dos tributos do documento fiscal:

Observações: 

Para todas as empresas, a opção Considerar Frete, Seguro e Despesas Acessórias no valor total das Receitas de ICMS, IPI, PIS e COFINS virá marcado, e será permitindo que o usuário desmarque, caso não queira que o sistema considere esses valores na base de cálculo dos impostos.

Sugerimos que antes de realizar o procedimento, um backup da empresa seja realizado.

Após a realização do procedimento, sugerimos que revise as apurações dos tributos.

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