Erro no registro I155: A conta/centro de custo " " com saldo inicial diferente de zero existe no primeiro mês da escrituração atual " ", mas não foi recuperada da escrituração anterior

Monique cabral bernardes
Monique cabral bernardes
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

CAUSA:

Este erro geralmente ocorre quando recupera a ECD do período anterior no validador e o saldo inicial na ECD atual está diferente do saldo final de uma das contas recuperadas.

Outra situação é quando houve alteração de Plano de Contas, onde no arquivo do período atual foi gerado o Registro I157, porém foi preenchido um código de conta que não existe no período anterior ou não foi informado o saldo correto.

SOLUÇÃO:

Se a empresa teve alteração de Plano de Contas no inicio do período, acesse o sistema Contábil Phoenix no Menu Cadastros > Saldos Anteriores / Movimentação > Conta Contábil:

Verifique se o valor do saldo inicial está correto com a mesma conta no saldo final da ECD anterior.

O mesmo serve para empresas que iniciaram, no meio do exercício e o saldo anterior foi implantado por lançamentos contábeis.

Gere um Balancete de Verificação e confirme se o saldo inicial das contas contábeis está correto.

Depois acesse o menu Sped > Central de Comunicação, na aba Configurar, clique em Alterar, marque o campo Gerar Registro I157 (Saldos Plano Anterior) e clique em Configurar.

Quando abrir a tela, confirme o saldo inicial e se a conta correspondente está correta.

Depois de conferido, gere novamente o arquivo para validação no Sped Contábil.

DICA: A própria mensagem do erro informa em qual conta está a divergência!

Obs: Leve em consideração se o arquivo foi gerado por "Centro de Custo" e os seus saldos também.

O ideal é antes de gerar a ECD, acessar a tela acima, e identificar se Ativo e Passivo estão batendo, assim a bolinha ficará verde, sem diferenças .

Feito essa correção, encerre novamente o exercício e gere o arquivo da ECD no Menu Sped > Central de Comunicação > aba Verificar / Gerar e importe no programa da Receita Federal Sped Contábil.

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?