ERRO: Código de Resposta XML: 411 - Assinante Inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.
CAUSA: Esse problema pode ocorrer em 2 situações diferentes.
Situação 1
Esse problema pode estar ocorrendo porque o Outorgado (Geralmente Escritório Contábil) não possui Procuração Eletrônica para representar o Outorgante (Empresa/Cliente).
Pode ocorrer também do Outorgado (Geralmente Escritório Contábil) possuir a Procuração, mas esta, não possui poderes suficientes para representar o seu cliente perante ao eSocial.
Ou ainda, a Procuração que o cliente passou para a Contabilidade está vencida.
COMO VERIFICAR O CNPJ/CPF QUE ESTÁ SENDO INFORMADO COMO OUTORGADO?
No Robomatic eSocial clique sobre o XML reprovado e abra o XML Retorno Envio.
Localize a tag nrInsc que estará abaixo da tag ideTransmissor, nessa nrInsc estará o CNPJ/CPF da empresa/pessoa que no sistema foi informada como empresa que possui procuração.
SOLUÇÃO:
Para solucionar esse problema, precisamos identificar exatamente como está essa Procuração. Acesse o site da Receita Federal do Brasil (link para uma nova aba) e clique na opção Certificado Digital.
O seu Certificado deverá ser reconhecido automaticamente assim que você clicar no botão Certificado Digital. Faça o Login e vá na opção Cadastro, Consulta e Cancelamento - Procuração para o e-CAC ou se você preferir clique em Senhas e Procurações.
Consulte por Outorgante e verifique:
1. Se o nome do Procurador (Escritório Contábil) está na lista;
2. Se a data da Vigência da Procuração;
3. Clique em detalhar e verifique se as opções delegadas estão como todos os serviços, se não tiver veja na lista se está autorizado para representação perante o eSocial;
4. Verifique a situação se está como Ativa ou Expirada.
Se o cliente não estiver constando na listagem, ou os dados da Procuração estiver com data de Vencimento vencida, você deverá refazer a Procuração Eletrônica, pois o eSocial não aceitará o envio dos Arquivos.
Se o Certificado Digital estiver correto com os prazos e o detalhamento dentro do conteúdo aceitável para o eSocial, é hora de verificar se no Cadastro da Empresa o mesmo está registrado corretamente. Acesse o menu Arquivos, Empresas, e selecione a empresa que você está enviando, vá na aba Certificado Digital.
Verifique se o seu Certificado está cadastrado corretamente com o Tipo, o Modelo e a Empresa Responsável informada corretamente (neste caso a empresa deve ser o próprio Escritório).
Agora acesse o Cadastro do Escritório Contábil e verifique se o Certificado está registrado com o Tipo, Modelo, Caminho do Certificado e/ou Número de Série e a Senha.
Depois disso, tente efetuar o envio do arquivo novamente.
Situação 2
Caso você tenha feito a verificação acima (situação 1) e está tudo certo com o certificado que está sendo usado para transmissão, então significa que o Portal eSocial está com problemas na recepção de eventos, para isso é muito importante que você acesse o Portal do eSocial e abra um protocolo de verificação junto ao mesmo, formalizando assim tal situação (link para uma nova aba).
Relativo a