Como parametrizar os Registros da Configuração dos registros SPED ECF?

Monique Cabral Bernardes
Monique Cabral Bernardes
  • Atualizado

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O sistema gera os arquivos ECF das Empresas optantes pelo Lucro Real (Trimestral e Anual), para as Empresas (Imunes ou Isentas) e para as Empresas (Lucro Presumido) com tipo de escrituração “Contabilidade”.

A maioria dos registros obrigatórios da ECF é criada a partir das informações das Empresas: Cadastro da Empresa, cadastro de Responsáveis, Cadastro de Contadores, Plano de Contas, Lançamentos contábeis.

Alguns Registros devem ser criados com informações específicas baseados nas Tabelas Dinâmicas descritas no Anexo ao Ato Executivo COFIS nº 83/2014.

Para gerar estes Registros, disponibilizamos a Configuração, para que seja possível vincular as contas contábeis para cada linha das respectivas tabelas dinâmicas, cuja movimentação componha a informação necessária para a geração.

1. Clicando em “Alterar”, o sistema habilita as fichas para configuração.

2. Em cada linha da ficha, devemos informar as contas contábeis cujos saldos ou movimentação, compõe o valor a ser informado para esse item.

3. Com o cursor em cima da linha que desejamos configurar, podemos digitar as contas na parte de baixo da tela ou usarmos o recurso "F5" para pesquisar as contas do Plano.

4. Temos ainda um novo recurso, o comando "CTRL+S", que abre uma tela onde podemos dar um duplo clique nas contas que desejamos selecionar ou com o cursor sobre ela, dar o comando "Alt+R" para selecioná-la.

Podemos selecionar contas analíticas, ou no caso de todas as contas de um grupo sintético serem informadas para um item, podemos informar o grupo no último grau sintético.

Se for necessário fechar a tela, gravar para salvar as configurações feitas até o momento.

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