1. Ative o sistema G5 Phoenix no último dia do ano vigente para importação do inventário. No exemplo que utilizamos o sistema foi ativo em 31/12/2023 para importação do inventário, então o inventário será sobre 2023.
2. Acesse Escrituração > Inventário > Lançar Movimento Inventário. Clique em “Exp Lçto Inv”, selecione a opção em Excel ou csv e clique em “OK”;
3. O sistema exportará a planilha para preenchimento.
A planilha deverá ser alimentada com os produtos conforme eles estão cadastrados no menu Cadastro > Itens > Cadastro - principalmente deve ser observado o código do produto.
Observação: O layout da planilha não pode ser alterado, não pode incluir novas colunas, não pode excluir as colunas, não pode alterar o título das colunas, não pode alterar fonte, formato etc, apenas preencher a planilha.
4. Todas a colunas devem ser preenchidas, não podem ficar em branco pois dessa forma o sistema não importará. Nas colunas onde não há informação pertinente para inserir, deixar com o número 0, conforme o exemplo abaixo.
Observação: Antes de importar a planilha, confirme se não há filtros inseridos nas colunas e sempre fechar a planilha aberta em seu computador para poder importar.
5. A coluna “IND_PROP” refere-se ao código de posse. Utilizar uma das três opções disponíveis. Quando utilizar a opção 2 ou 3 o campo CNPJ deverá ser preenchido também.
6. Após realizar todo o preenchimento da planilha, salve a planilha em um local de seu computador para não sobrepor o arquivo. Feche a planilha.
7. Acesse ao menu Escrituração > Inventário > Importação Lançamento Inventário – em Excel
8. Clique no ícone de pasta, selecione a planilha, deixe selecionado o campo “Atualiza Lançamento de Inventário” e clique em “Executar”.
9. Ao finalizar a importação o sistema traz a mensagem de Operação Concluída!
10. Após concluir a importação, para verificar os lançamentos acesse ao menu Escrituração > Inventário > Lançar Movimento Inventário.
11. Os relatórios de conferência do Inventário ficam disponíveis na rotina Livros > Inventário, onde existem as opções:
- Inventário - Que pode ser gerado pela ordem de Lançamentos ou pela ordem de códigos dos itens;
- Inventário (PIS/COFINS Não Cumulativo) - que vai demonstrar os lançamentos do inventário com tributação de PIS e COFINS.
12. Observação: O inventário é declarado no SPED ICMS/IPI de Fevereiro do ano seguinte, conforme o Guia Prático. Então seguindo o nosso exemplo, o inventário está lançado em 31/12/2023, ao exportar o SPED ICMS/IPI de 02/2024 preencher a Data e Motivo do inventário:
13. Prontinho! Após a realização desses procedimentos, o Inventário será importado com êxito!
Relativo a