Como realizar o cálculo da subapuração do ICMS no G5 Phoenix?

Letícia Carvalhais
Letícia Carvalhais
  • Atualizado

As subapurações do ICMS devido a MG são geradas com base nos ajustes dos documentos fiscais e nas modificações feitas na tela de Outros Valores Mensais. Abaixo, apresentamos o passo a passo para efetuar a subapuração no G5 Phoenix.

 

PELO LANÇAMENTO DO DOCUMENTO FISCAL:

Acesse a rotina Escrituração > Notas ICMS/IPI > Lançamentos Notas Fiscais. Localize o documento fiscal, clique no campo OBS, e aperte Ctrl + Enter. 

Abrirá a tela de cadastro de observações. Insira o Código e clique no símbolo de reticências para inserir os valores:

O sistema G5 Phoenix levará para a subapuração o lançamento efetuado dentro destes campos, que também correspondem aos registros C197 e D197 do SPED ICMS/IPI. 

Para isso os ajustes realizados nessa subtela tem que ter o 4º (quarto) dígito do código de ajuste da tabela 5.3, igual a 3, 4, 5, 6, 7 ou 8. Cada um desses quarto digito gerará uma subapuração no sistema.

 

PELO LANÇAMENTO DE VALORES AVULSOS EM “OUTROS VALORES MENSAIS”

Acesse a rotina Cadastro > Outros valores Mensais, aba Res. Apur. ICMS/ICMS ST. Clique no botão “ICMS Op. Própria” que será habilitado o ICMS subapuração1. Nessa tela será possível inserir valores para constarem na subapuração do ICMS também.

Para apurar no G5 os valores lançados na subapuração, acesse a rotina Mensal > Apur. ICMS - Web… > subapuração de ICMS. Informe o período e a subapuração que deseja apurar e clique em “OK”.

Os valores demonstrados na subapuração são provenientes de lançamentos de ajustes nas notas fiscais e na tela de outros valores mensais, onde os lançamentos na observação da nota alimentaram as linhas 001, 005, 011 e 014, e os lançamentos na tela de outros valores mensais alimentaram as linhas 002, 003, 006, 007, 011 e 014.

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 1 de 1