Após a inclusão do cadastro de Folha de Pagamento Complementar no sistema Folha, onde é necessário vincular as informações de sindicato e inserir as competências de cálculo das diferenças de salário, é fundamental que sejam aplicados filtros para buscas das eventuais diferenças de rescisões.
Para realizar o filtro e cálculo das Rescisões Complementares no sistema Folha, realize os seguintes procedimentos:
Acesse o menu Arquivos → Ativar Empresa e realize a ativação da empresa em todos os meses que compõem o período das diferenças.
Neste exemplo, o funcionário possui uma rescisão contratual em Fevereiro de 2023, portanto para gerar o cálculo da rescisão complementar, é necessário que o sistema seja ativado no mês de Fevereiro de 2023.
Após a ativação do sistema na competência de diferença (Neste exemplo - Fevereiro de 2023), realize as seguintes ações para executar os filtros e cálculos:
Acesse o menu Cálculos → Rescisões → Complementares.
Na tela de Cálculo das Rescisões Complementares, selecione o Sindicato, Processo Complementar e clique no botão Filtrar e Listar Funcionários.
Após a aplicação dos filtros iniciais, selecione os empregados na listagem e clique no botão Calcular Rescisão.
O sistema vai apresentar um nova janela para inclusão do Cálculo das Rescisões Complementares, selecione o funcionário e preencha os campos de Data de Pagamento, Saldo Complementar do FGTS e clique no botão Processar / Oficial, conforme imagem abaixo:
Dica:
- Os demais campos de cadastro da rescisão já estarão preenchidos de acordo com as configurações da rescisão original e não podem ser alterados.
Após o cálculo da rescisão, para emitir o Termo de Rescisão Complementar, clique no botão Termo de Rescisão Complementar que se encontra no rodapé da tela de Cálculo de Rescisões Complementares e selecione a opção Novo Modelo (Portaria 1.057) - Normal e clique no botão Imprimir.
Dica:
- Sempre realize primeiro o filtro e cálculo das férias e rescisões complementares para depois executar o cálculo da folha complementar como um todo.
Confira esse conteúdo no YouTube:
Relativo a