Erro de suporte a canais seguros

Letícia Carvalhais
Letícia Carvalhais
  • Atualizado

Ao efetuar a pesquisa das notas, o sistema retorna a mensagem de erro no log:

 

Esse erro retorna porque a comunicação com o Webservice que utilizamos para fazer as pesquisas está falhando e, por este motivo, o Busca XML não está conseguindo efetuar a pesquisa.

 

Para solucionar este problema siga os seguintes passos:

 

Passo 1

  • Vá até o Painel de Controle do Windows
  • Escolha a Opção "Opções da Internet"
  • Vá até a aba “Avançadas”
  • No bloco “Configurações”, vá até as últimas opções e deixe configurado conforme imagem abaixo:

  • Marque: Não salvar páginas criptografadas em disco
  • Desmarque: Usar SSL 2.0
  • Marque: Usar SSL 3.0
  • Marque: Usar TLS 1.0
  • Marque: Usar TLS 1.1
  • Marque: Usar TLS 1.2

 

Passo 2

  • Feche o Busca XML e o Robô. Se você estiver utilizando certificado A3, o remova da porta USB
  • Vá em executar, digite, certlm.msc, para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o certmgr.msc
  • Remova todos os certificados de "Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis"

  • Ainda na listagem de certificados, aperte F5 para atualizar a página, e remova qualquer novo certificado que aparecer, repita esse processo algumas vezes, até que retorne vazio
  • Faça o download do arquivo e o execute como Administrador
  • Clique em Instalar, e aguarde até que o processo seja finalizado
  • Baixe e instale a cadeia de certificados ISRG Root X1 e Let's e Encrypt Authority X3. Baixe aqui

 

Alternativa ao Passo 2 (Remoção dos certificados raiz)

Caso não seja possível remover os certificados raiz do computador, efetue os seguintes procedimentos:

  • Acesse a listagem de certificados raiz, através do do painel  certlm.msc (descrito no passo 2)
  • Selecione o certificado Autoridade Certificadora Raiz Brasileira V5
  • Modifique a opção Finalidades do certificado, selecionando a opção "Ativar todas as finalidades desse certificado"



Reinicie a máquina e execute novamente a rotina do sistema que estava sendo efetuada.

 

O problema ainda persiste?

Algumas versões do Windows não dão suporte ao .NET Framework 4.6.2 ou superior com protocolo TLS 1.2. Veja a lista de versões do Windows que NÃO FUNCIONAM.

  • Windows Server 2003
  • Windows 7 - Sem SP1
  • Windows 8
  • Windows Vista
  • Windows XP

Para esses casos, a solução é instalar uma outra versão de sistema operacional.

Caso tenha problemas com outras versões do Windows, pois nem todos vem nativamente habilitados para o uso desse protocolo, será necessário executar o Windows update para que as atualizações necessárias sejam instaladas, e o protocolo seja habilitado.

Após instalar algumas das atualizações será necessário reiniciar o Windows, após reiniciar lembre-se de abrir o Windows Update e conferir se não apareceram novas atualizações, se houverem, inicie novamente o processo de instalação.

 

Como verifico as atualizações disponíveis para o Windows?

  • Clicar em Iniciar e digitar na caixa de pesquisa "Windows Update"
  • Clicar em "Verificar se há atualizações" ou "Windows Update"
  • Clicar na opção para procurar atualizações

 

Sua máquina é Windows 10?

Baixe e execute este arquivo   de registros, reinicie a máquina e execute novamente a rotina do sistema que estava sendo efetuada.

 

Antivírus

Alguns antivírus podem impedir a comunicação com os webservices da SEFAZ.

Um exemplo é o Avast e o Kaspersky, que se faz necessário adicionar os links do Web Service da Sefaz na lista de exceções do antivírus para conseguir realizar a ciência da notas.

 

Aplicativos de bancos

Alguns aplicativos de bancos, para acesso ao internet banking (como o chamado WarSaw), podem alterar as configurações de TLS e SSL quando são executados.

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