1º Passo: Somente no contábil que é criado/ definido / vinculado o plano de Contas.
Para verificar se está cadastrado – no Sistema Contábil, vamos acessar o menu:
Cadastros → Empresas → Cadastro – Aba Contabilidade
Após verificado que está configurado o Plano de Contas, vamos Parametrizar dentro do sistema da Folha.
2º Passo: Vamos no cadastro da empresa, menu:
Arquivos → Empresas → Empresa → Aba Folha:
Campo Integração Contábil
Tipo de Plano: Geral - (único para todas empresas)
Individual - (único para essa empresa)
Divisão: você definirá se a integração será por Empresa, Local, Depto, Setor ou Seção.
Pl. Terceiros: apenas será habilitado quando não houver o software Contábil Phoenix instalado em sua rede, fazendo assim a integração contábil para terceiros.
Aba Contabilidade: neste Aba estará informando o Plano de Contas que foi vinculado para esta empresa.
3º Passo: Arquivos → Parâmetros por Empresa
Aba Integração Contábil - Tipo Lançamento: você informará se ele será:
1 - Simples = (Um débito para um crédito)
2 - Múltiplos = (Vários Débitos para vários créditos)
Obs: Ao realizar a alteração do tipo de lançamento de Múltiplos para Simples precisa ir na configuração dos Eventos e informar a partida e contrapartida dos eventos que ficaram sem as contas ao realizar a alteração.
Forma de Lançamento: você informará o se os tipos de contas serão:
1 - Conta Analítica
2 - Conta Reduzida.
4º Passo: Configurar as Contas para a Integração Contábil
Menu: Arquivos → Configuração da Integração Contábil:
Definições da empresa
- Plano de Contas: Nesse campo será preenchido automaticamente o número do Plano de Contas definido no cadastro da empresa ativa.
- Plano Centro de Custo: Esse campo será preenchido automaticamente com o número do Plano Centro de Custo relacionado ao Plano de Contas da empresa ativa e somente quando tiver o sistema Contábil.
- Pl. Contas Integráveis: Esse campo será preenchido automaticamente com a opção Individual ou Geral conforme selecionado no cadastro da empresa ativa, aba Folha, campo Pl. Contas Int.
- Destino Integração: Esse campo será preenchido automaticamente com a opção Contábil Phoenix quando utilizar o sistema Contábil da Contmatic ou Contábil Terceiros quando não utilizar.
Configurações
- Tipo: Esse campo é composto pelos tipos de configurações:
1 - Eventos
2 - Encargos
3 - Provisão Férias
4 - Provisão 13º Salário
5 - Encargos Gerais
Lançamentos
- Eventos: Esse campo será preenchido com os códigos de eventos ou encargos ou provisão férias ou provisão 13º salário ou encargos gerais conforme o Tipo de configuração selecionado.
- Partida: Nesse campo será preenchida a conta de Partida
- Contrapartida: Nesse campo será preenchida a conta de Contrapartida
- Histórico Padrão: Esse campo será preenchido com o Histórico Padrão.
Complemento Histórico
Esse campo será preenchido com o complemento do histórico e poderá selecionar variáveis que correspondem ao 'Dia' e 'Mês' que a integração está sendo realizada, veja abaixo:
Variável | Funcionalidade |
Dia_Integração | Selecionando essa variável carregará o dia (DD) da integração |
Mês_Integração | Selecionando essa variável carregará o mês (MM) da integração |
DiaMês_Integração | Selecionando essa variável carregará o dia/mês (DD/MM) da integração |
MêsAno_Integração | Selecionando essa variável carregará o mês/ano (MM/AA) da integração |
CodEvento_Integração | Selecionando essa variável carregará o Código Evento |
DescEvento_Integração | Selecionando essa variável carregará o Descrição do Evento |
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