Configurar a empresa para integração da Folha com o Contábil

May
May
  • Atualizado

1º Passo: Somente no contábil que é criado/ definido / vinculado o plano de Contas.

Para verificar se está cadastrado – no Sistema Contábil, vamos acessar o menu:

Cadastros Empresas Cadastro – Aba Contabilidade

Após verificado que está configurado o Plano de Contas, vamos Parametrizar dentro do sistema da Folha.

 

2º Passo: Vamos no cadastro da empresa, menu:

Arquivos Empresas Empresa   Aba Folha:

Campo Integração Contábil

Tipo de Plano: Geral - (único para todas empresas)

                            Individual - (único para essa empresa) 

Divisão: você definirá se a integração será por Empresa, Local, Depto, Setor ou Seção. 

Pl. Terceiros: apenas será habilitado quando não houver o software Contábil Phoenix instalado em sua rede, fazendo assim a integração contábil para terceiros. 

Aba Contabilidade:  neste Aba estará informando o Plano de Contas que foi vinculado para esta empresa.

 

3º Passo: Arquivos Parâmetros por Empresa 

Aba Integração Contábil -  Tipo Lançamento: você informará se ele será:

1 - Simples = (Um débito para um crédito)

2 - Múltiplos = (Vários Débitos para vários créditos) 

Obs: Ao realizar a alteração do tipo de lançamento de Múltiplos para Simples precisa ir na configuração dos Eventos e informar a partida e contrapartida dos eventos que ficaram sem as contas ao realizar a alteração.

Forma de Lançamento: você informará o se os tipos de contas serão:

1 - Conta Analítica

2 - Conta Reduzida.

 

4º Passo: Configurar as Contas para a Integração Contábil

Menu: Arquivos Configuração da Integração Contábil: 

Definições da empresa

  • Plano de Contas: Nesse campo será preenchido automaticamente o número do Plano de Contas definido no cadastro da empresa ativa.
  • Plano Centro de Custo: Esse campo será preenchido automaticamente com o número do Plano Centro de Custo relacionado ao Plano de Contas da empresa ativa e somente quando tiver o sistema Contábil.
  • Pl. Contas Integráveis: Esse campo será preenchido automaticamente com a opção Individual ou Geral conforme selecionado no cadastro da empresa ativa, aba Folha, campo Pl. Contas Int.
  • Destino Integração: Esse campo será preenchido automaticamente com a opção Contábil Phoenix quando utilizar o sistema Contábil da Contmatic ou Contábil Terceiros quando não utilizar.

 

Configurações

  • Tipo: Esse campo é composto pelos tipos de configurações:

1 - Eventos 

2 - Encargos 

3 - Provisão Férias 

4 - Provisão 13º Salário 

5 - Encargos Gerais 

Lançamentos

  • Eventos:  Esse campo será preenchido com os códigos de eventos ou encargos ou provisão férias ou provisão 13º salário ou encargos gerais conforme o Tipo de configuração selecionado.
  • Partida: Nesse campo será preenchida a conta de Partida
  • Contrapartida: Nesse campo será preenchida a conta de Contrapartida
  • Histórico Padrão: Esse campo será preenchido com o Histórico Padrão.

Complemento Histórico

Esse campo será preenchido com o complemento do histórico e poderá selecionar variáveis que correspondem ao 'Dia' e 'Mês' que a integração está sendo realizada, veja abaixo:

Variável Funcionalidade
Dia_Integração Selecionando essa variável carregará o dia (DD) da integração
Mês_Integração Selecionando essa variável carregará o mês (MM) da integração
DiaMês_Integração Selecionando essa variável carregará o dia/mês (DD/MM) da integração
MêsAno_Integração Selecionando essa variável carregará o mês/ano  (MM/AA) da integração
CodEvento_Integração Selecionando essa variável carregará o Código Evento
DescEvento_Integração Selecionando essa variável carregará o Descrição do Evento

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 1 de 1