Os requisitos básicos para utilizar o Módulo de Centro de Custos do Contábil Phoenix são:
1- Criar um Plano por Centro de Custos.
No Menu Centro de Custos, clicar na opção Plano por Centro de Custos. Clicar em Config/ Selecionar Plano: Para criar um novo Plano por Centro de Custos, é necessário clicar neste botão para definir o formato do Centro de Custos.
Carregará a tela para criação de um novo Plano.
Clique em Novo e informe o número do plano por centro de custos que deseja cadastrar.
Não é necessário utilizar o mesmo número do Plano de Contas Contábil.
Em seguida, informe a quantidade de níveis que serão utilizados nesse plano. Núm de Graus é o campo que deve receber essa informação (limitado até 7 níveis). Também não precisa ser a mesma estrutura do Plano de Contas Contábil.
Preencha a quantidade de Dígitos por grau. Esse campo vai definir a quantidade de contas que poderão ser criadas em cada grupo.
Um exemplo da estrutura do Plano de Centro de Custos criado vai aparecer em Formato C. Custo!
Depois de criar a estrutura do Plano, você deverá clicar em "Gravar", e poderá, clicando em Seleciona, carregar o Plano para inclusão:
Para montar o seu Plano, é necessário imaginar exatamente o nível de informação que se espera.
Tenho matriz e filiais e para mim, bastaria saber por conta contábil, o que corresponde cada uma delas, então poderia criar um Plano por centro de Custos de um grau da seguinte forma:
01 – Matriz, 02 – Filial 01, 03 - Filial 02, 04 – Filial 04.
Mas se eu quiser dentro de cada uma delas as informações por departamentos, por exemplo, então criaria um plano com um nível a mais:
2- Vincular o Plano por Centro de Custos ao Plano de Contas Contábeis da Empresa:
Para utilizar esse Plano de Contas de Centro de Custos é necessário associar o número ao Plano de Contas da empresa. Para isso, acesse Cadastros, Plano de Contas:
Clique no botão Config. Planos.
Localize o Plano de Contas da empresa e Preencha o campo Plano Centro de Custo com o número do plano criado.
Em seguida, clique em Gravar.
Após esse processo, Ative a empresa novamente no sistema, e seu Plano de Contas estará pronto e associado ao cadastro para receber as informações no método de rateio de Centro de Custos da empresa
Fazer os Rateios por Centro de Custo na elaboração dos lançamentos contábeis.
Veja o passo a passo
Ou se preferir siga os procedimentos:
Lançamentos entre Centros de Custos
Esse recurso deve ser utilizado caso haja necessidade de transportar valores entre centros de custos sem envolver contas contábeis, pois é um lançamento que envolve apenas os centros de custos.
É possível fazer rateios automáticos em contas que seja possível definir em percentuais os valores correspondentes a cada centro de custos.
3 - Rateios Automáticos:
Exemplo 1: Energia Elétrica, onde as empresas podem elaborar um Laudo em que se defina o percentual de gasto de energia correspondente a cada centro de Custos. Com posse desses percentuais seleciona-se a conta contábil de Energia Elétrica, no menu: Cadastros, plano de contas, clica no botão “Centro de Custos”, informa os centros de Custos e respectivos percentuais de Rateios, grava a conta contábil com essas informações inseridas. Quando for feito algum lançamento nessa conta contábil, o valor será rateado proporcionalmente aos percentuais informados pelo Centro de Custos.
Exemplo 2:
Contas individuais por centro de Custos: No caso de empresas que tem contas separadas por cada centro de custos o usuário poderá definir o rateio de 100% para o respectivo centro de custos, dessa forma ao fazer o lançamento nessa conta o rateio também será automático.
4 - Rateios Manuais:
Na tela de lançamentos Contábeis há campos para informar os rateios por centro de Custos a Débito e a Crédito.
Para auxiliar os lançamentos manuais temos alguns recursos:
A- Lançar individual: Essa funcionalidade pode ser utilizada por empresas que cada documento corresponde a um centro de Custo, daí o valor vai ser lançado todo em um único centro de custos. Nesse caso se o usuário marcar essa opção “Lançar Individual”, na opção Controles do Botão “Auxiliar” da tela de lançamentos, ou teclar o comando “F6” no campo Conta débito e Conta Credito para definir qual campo terá rateio cem por cento para determinado centro de custo.
5 - Replicar Rateios:
Os usuários que utilizam rateios em contas patrimoniais, na maioria das vezes vão precisar ratear o valor das contas debitadas e fazer o rateio correspondente nas contrapartidas, para que consiga tirar um balancete e os valores dos centros de custos corresponderem corretamente aos saldos das contas contábeis. Para utilizar esse recurso deve ir à tela “Lançamentos Contábeis”, clicar no botão “Auxiliar”, opção “Controle” e marcar as opções “Verificar rateios” e “Replicar rateio para Contrapartida”.
Com essas opções marcadas o sistema sempre vai emitir um aviso quando o usuário não fizer o rateio em uma das contas contábeis, para prevenir esquecimentos que geram inconsistências de valores entre as contas contábeis e Centros de Custos.
Utilizando esse recurso o sistema vai replicar o mesmo centro de custo utilizado na conta debito da seguinte forma:
Lançamentos Simples: Os mesmos centros de Custos lançados para a conta débito serão lançados na conta crédito.
Lançamento Múltiplo: Os rateios só serão replicados na conta crédito automaticamente se for feito o rateio de cada conta debitada para o mesmo centro de custo. Caso contrário o usuário terá que fazer manualmente, pois o sistema não teria como saber qual centro de custo deveria replicar.
Relatórios por Centro de Custos:
Segue a lista de relatórios disponíveis:
- Balancete de Verificação:
- Razão:
- Resumo Anual:
- Demonstração de Resultados.
É possível também emitir, gerar e importar plano de contas em Excel.
GERAR PLANO: Acesse o menu Centro de Custos> Plano Por Centro de Custos. Quando abrir você vai identificar o botão chamado Planilha XLSX que permite gerar o plano em Excel.
IMPORTAR PLANO: Acessar o menu Auxiliar> Importações> Layout Contmatic. Quando abrir a tela você vai escolher a opção X – Planilha XLSX, identificar onde está salvo o arquivo a ser importado. Clica no campo Plano de Centro de Custo e informe a numeração desejada para o plano. Clica em Importar conforme tela abaixo:
Relativo a