Como utilizar o Relatório Conciliar Contas?

Monique Cabral Bernardes
Monique Cabral Bernardes
  • Atualizado

A finalidade dessa rotina é compor os saldos dos documentos em aberto de um determinado período.

Como deve ser utilizado?

O Conciliar contas deve ser utilizado em contas contábeis que tenham lançamentos de origem e um lançamento de baixa, por exemplo: A conta de fornecedores em que o documento origem seria a entrada da mercadoria pela nota fiscal, e a baixa seria o pagamento.

As notas fiscais que entraram e não foram baixadas, irão compor os dados do relatório “Conciliar contas”, que nada mais é demonstrar quais são os documentos que compõem o saldo de determinada conta contábil.

Como funciona o “Conciliar contas”

Primeiro Passo:

No Menu cadastro, Plano de contas, marcar a opção “Conciliação” em todas as contas  que tenham esse  perfil, de documento origem e documento baixa, no campo “Conciliação”

Segundo Passo:

Nos lançamentos contábeis em que forem utilizadas as contas contábeis marcadas “Conciliação”, é necessário informar o número do documento origem e baixa dentro de TAGS.
Essas TAGS  são formadas por letras e números dentro dos sinais de "<" (menor) e ">" (maior), por  exemplo: <123456>. Na baixa do documento, deve informar o mesmo número do documento do lançamento origem entre os sinais de maior e menor para que o sistema consiga fazer o controle. É possível ainda, integrar as notas fiscais do G5 Phoenix, já preparada para a conciliação. Para isso basta colocar a chave do número da nota, que é “999999”, entre os sinais maior e menor, na configuração da tabela de integração contábil.
Dessa forma, na integração o número da nota já virá preparada para o relatório “Conciliar contas”.

Exemplo de utilização da Rotina:

1 - Compra de mercadoria para revenda, parcelada em 6 vezes,  em 02/01/2019 pelo valor de 120.000,00

Pagamento da primeira parcela

Relatório Conciliar contas (Menu Relatórios, conciliar contas):

Pedindo  apenas a conta fornecedores, de janeiro a fevereiro:

Dados do relatório impresso:

O exemplo dado é de apenas uma nota fiscal, mas o sistema demonstra o relatório do período selecionado,  de todos os documentos em aberto que houver para o período.

Relativo a

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