Erro 386 - Para evento de retificação ou exclusão é necessário informar o número do recibo do evento a ser retificado/excluído. Caso contrário, não pode preencher o número do recibo.

Joyce madeira
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O erro código 0386 - Para evento de retificação ou exclusão é necessário informar o número do recibo do evento a ser retificado/excluído. Caso contrário, não pode preencher o número do recibo, costuma ocorrer quando existem divergências dos números de recibos de sincronização de eventos no sistema Folha Phoenix em comparação ao portal eSocial (link para uma nova aba), ou devido a exclusão do evento direto no ambiente do governo e não exclusão do histórico de sincronizações no sistema Folha Phoenix.

Neste cenário, como solução do erro, é preciso acessar o portal eSocial (link para uma nova aba) e confirmar se o número de recibo de sincronização corresponde ao recibo constante no sistema Folha Phoenix ou se de fato existe a sincronização.

1. Existe sincronização do evento, mas o número de recibo constante no portal eSocial (link para uma nova aba) é diferente do sistema Folha Phoenix:

Neste caso, é preciso coletar o número de recibo do portal eSocial (link para uma nova aba) e inserir manualmente no sistema Folha Phoenix para que as informações estejam uniformizadas em ambos os ambientes.

Para inserir um número de recibo manualmente no sistema Folha Phoenix, acesse a opção Ver Histórico / Inserir Histórico Manual e preencha as informações de Ambiente, Operação, Leiaute, Status e Número de Recibo.

Posteriormente, clique no botão Gravar e reenvie o evento reprovado do Robomatic eSocial.

2. Não existe sincronização do evento no portal eSocial (link para uma nova aba) e o sistema Folha Phoenix gerou o arquivo no formato de retificação:

Neste caso, é provável que por algum motivo já tenha havido a exclusão via S-3000 - Exclusão de Eventos ou manualmente direto no portal eSocial (link para uma nova aba) e não foi excluído o histórico de sincronização no sistema Folha Phoenix. Essa situação costuma ocorrer com maior frequência nos eventos S-1200 - Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social e S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho.

Para resolver este caso, é preciso acessar o menu Cálculos / Encerramento Mensal / Individual (Pagamento) e acionar um duplo clique sobre os empregados na listagem para que seja habilitado o acesso ao Histórico de Sincronizações.

Ao acessar a tela de Histórico de Arquivos XML eSocial, clique sobre o evento em questão e acione o botão Excluir / Excluir evento selecionado do histórico de arquivos XML.

Posteriormente, preencha SIM na tela de confirmação de ação para exclusão do histórico.

Após o processo de exclusão do histórico de sincronização do evento, basta reabrir e encerrar a folha individual para que seja gerado um novo evento S-1200 - Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social na operação de Inclusão.

Para reabrir a folha individual, selecione o empregado e clique no botão Reabrir, conforme exemplo abaixo:

Já o encerramento segue basicamente a mesma lógica. Selecione o empregado e clique no botão Encerrar, conforme exemplo abaixo:

Concluído o processo, realize a transmissão do evento S-1200 - Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social e S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho gerado no formato de inclusão e o erro será sanado. 

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