Folha | Importação de informações do ponto eletrônico

Caio Marcel da Silva Campos
Caio Marcel da Silva Campos
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

Resumo:

1. O artigo explica como importar arquivos de ponto eletrônico no sistema Folha, destacando pré-requisitos como possuir conta no Connectcont e ativar a empresa no sistema. 

2. O processo envolve renomear o arquivo, acessar o sistema, usar a função "Alimentar o robô", selecionar o arquivo e corrigir códigos divergentes de funcionários, locais ou eventos. 

3. Após a importação, os lançamentos são visualizados em "Lançamentos mensais" para cálculo da folha.

 

Ícone com retângulo e círculo verdes representando o produto Folha de Pagamento.

🎯 Pré-requisitos


 

 

Lançando eventos...


 

Antes de calcular a folha de pagamento, PLR, férias e rescisões, é necessário efetuar os lançamentos dos eventos. O sistema Folha oferece diferentes formas de lançamento, incluindo lançamentos de eventos manuais, eventos automáticos, planilha de apontamentos e importação de ponto eletrônico.

Este documento abordará especificamente o processo de importação de ponto eletrônico. Caso utilize esse recurso, extraia os dados do seu sistema de ponto e siga o passo a passo descrito a seguir para importá-los no sistema Folha.

O primeiro passo, após a geração do arquivo (.txt) do sistema de ponto, é ajustar o nome do arquivo para garantir o correto reconhecimento pelo sistema. O nome do arquivo deve seguir o padrão abaixo:

APELIDOEMPRESA.ORIGEM_CODIGOORIGEM.AAAAMM.TXT

Exemplo:

001.ORIGEM_1.201307.TXT

 

Como realizar essa importação?


 

Primeiramente, se certifique que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com os passos abaixo:

  • Passo 1: Acesse o sistema Folha;
    • Localize o botão Robô e acione a seta ao lado;
    • Clique em Alimentar o robô.

Botão Robô exibindo a opção Alimentar o robô no sistema Folha.

  • Passo 2: A tela Identificador de arquivos da Linha Phoenix deverá ser exibida;
    • Clique em Selecionar arquivos e busque o arquivo de ponto a ser importado;
    • Os campos abaixo deverão ser preenchidos automaticamente:
      • Sistema: Folha;
      • Tipo: Importação de lançamentos de eventos (txt);
      • Empresa: Apelido da empresa;
      • Competência: Referente à competência do arquivo.
    • Acione Copiar arquivos.

⚠️ Atenção

Esses campos devem ser preenchidos automaticamente. Caso isso não ocorra, significa que o arquivo apresenta inconsistências. Mesmo que o usuário insira manualmente as informações nesses campos, não será possível enviá-las ao sistema.

Tela de identificação de arquivos da Linha Phoenix, exibe campos preenchidos automaticamente com o diretório, tipo, empresa e competência do arquivo importado.
  • Passo 3: Acesse o menu Integrações;
    • Selecione Importação de dados;
    • Acione Lançamento de eventos;
    • Clique em Importar.
Tela inicial sistema Folha, possui menu superior alinhado à esquerda sendo Integrações o oitavo item.
  • Passo 4: A tela Importação de lançamentos de eventos será exibida;
    • Como o Robô foi devidamente configurado, o arquivo de ponto será direcionado para a pasta Scan, localizada no diretório onde o sistema Phoenix está instalado;
    • No cabeçalho dessa tela, serão exibidas as informações do arquivo, incluindo o local onde está salvo, sua origem e a competência a que se refere.
Tela de importação de lançamentos de eventos, exibe campos com o diretório de importação, origem de lançamento, tipo de empregado e competência.
  • Passo 5: Caso o código de um ou mais funcionários seja representado como X no sistema Folha e como Y no sistema de ponto, será necessário realizar a devida correção;
    • Essa adequação também se aplica caso haja divergências nos códigos dos locais de trabalho ou dos eventos da folha;
    • Para realizar a correção, acesse o campo correspondente à informação que deseja correlacionar;
    • Por exemplo, para ajustar os códigos dos empregados, vá até a seção Importação dos códigos de empregados, marque a opção Converter os códigos de empregados para códigos equivalentes no sistema e clique em Configurar.
Exibe opções de importação dos códigos de empregados, locais de trabalho e eventos.
  • Passo 6: Para realizar a configuração, clique em Novo;
    • Selecione o Tipo de empregado;
    • No campo Original, informe o código do funcionário que consta no arquivo de ponto eletrônico;
    • No campo Equivalente, insira o código correspondente desse funcionário no sistema Folha;
    • Após o preenchimento, clique em Gravar para salvar as alterações.
Tela de relacionamento de importação dos códigos de empregados. Exibe os botões Novo, Altera, Exclui, Pesquisa e Sair. Ao final, há os botões Grava e Cancela.
  • Passo 7: Se o código do funcionário no sistema e no arquivo de ponto for idêntico, mantenha marcada a opção Utilizar códigos de empregados como estão no arquivo de importação;
    • Essa mesma metodologia deve ser aplicada aos códigos de locais e eventos;
    • Em seguida, clique no botão Validar/importar;
    • O progresso da importação será exibido no quadro Status da importação e, ao final do processo, uma mensagem de sucesso será apresentada.
Mensagem de importação realizada com sucesso.
  • Passo 8: Após a conclusão desse procedimento, acesse a tela de Lançamentos mensais e insira o código do funcionário;
    • Assim, será possível visualizar as informações dos eventos presentes no arquivo importado, os quais estarão identificados com a Origem do lançamento como Ponto Eletrônico;
    • Após essa verificação, o cálculo da folha poderá ser realizado.
Tela de lançamentos mensais exibindo a origem do lançamento como sendo do Ponto Eletrônico.

Relativo a

Esse artigo foi útil?