Importação da planilha de apontamentos

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Ícone com retângulo e círculo verdes representando o produto Folha de Pagamento.

Pré-requisitos


 

 

Como gerar a planilha de apontamentos?


 

Antes de calcular a folha de pagamento, PLR, férias e rescisões, é necessário efetuar os lançamentos dos eventos. O sistema Folha oferece diferentes formas de lançamento, incluindo lançamentos de eventos manuais, eventos automáticos, planilha de apontamentos e importação de ponto eletrônico.

Este documento abordará especificamente o processo de emissão e importação da planilha de apontamentos. Primeiramente, se certifique que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com os passos abaixo:

 

  • Acesse o menu Relatórios;
  • Selecione Mensais;
  • Clique em Planilha de apontamento - Web.

Tela inicial sistema Folha, possui menu superior alinhado à esquerda sendo Relatórios o quinto item.

  • A tela Seleção planilha apontamento deverá ser exibida;
  • No identificador Tipo empregado, marque a categoria dos indivíduos que serão incluídos na planilha:
    • Funcionários;
    • Sócios;
    • Autônomos;
    • Cooperados.
  • Ao lado de cada uma dessas opções, há botões com a mesma nomenclatura. Clique no botão correspondente à categoria selecionada e escolha quais pessoas deverão ser adicionadas à planilha, movendo-as da lista do lado esquerdo para o lado direito;
  • Se desejar que a planilha seja segmentada, selecione uma das opções disponíveis no quadro Quebra por, como Local, Departamento, Setor ou Seção;

  • Além disso, é possível definir a forma de organização da planilha, optando por Código ou Descrição no quadro Ordenar por.

Tela de seleção de planilha de apontamentos. É possivel filtrar o tipo de empregado, sendo eles: Funcionários, Sócios, Autônomos ou Cooperados.

  • É possível gerar a planilha sem eventos, permitindo a inserção manual de diferentes eventos para cada funcionário. Para isso, no quadro Tipo de relatório, selecione a opção Sem seleção de eventos. Dessa forma, o campo Qtde linhas será habilitado, permitindo que você defina o número de linhas para cada funcionário na planilha (a estrutura da planilha é baseada em linhas, e não em colunas);

  • Se desejar que a planilha contenha eventos previamente selecionados, marque a opção Com seleção de eventos. Em seguida, no campo Lista de eventos, escolha os eventos desejados e mova-os da lista à esquerda para o campo Eventos selecionados, à direita;

  • Caso queira que o salário dos funcionários seja exibido na planilha, selecione a opção Mostrar salário;

  • Por fim, marque a opção Gerar para xls e clique em Imprimir para gerar o arquivo.

Apresenta lista de eventos para seleção. Ao final, exibe os botões Imprimir e Seleção.

01. A planilha será salva na pasta Scan, localizada no diretório onde o sistema Folha está instalado, no seguinte caminho:

\Scan\Contador\Empresa\ANO\MÊS\FOLHA\PLANILHA_APONTAMENTO

02. Ao gerar a planilha, há duas opções de Tipo de relatório:

  • Com seleção de eventos: A planilha gerada apresentará os eventos previamente definidos, e será necessário preencher a coluna Ref./valor com o valor ou a referência correspondente a cada evento;
  • Sem seleção de eventos: A planilha será gerada sem eventos pré-definidos, sendo necessário preencher a coluna Evento com o código do evento e a coluna Ref./valor com o valor ou a referência correspondente.

03. Orientações para o preenchimento das colunas:

  • Evento: O código do evento deve ser composto por quatro dígitos. Caso o código tenha menos de quatro números, complete com zeros à esquerda. Exemplo:
    • Para o evento de código 1, informe 0001;
    • Para o evento de código 82, informe 0082.
  • Ref./valor: Ao registrar valores monetários ou unidades de tempo (horas e minutos), utilize sempre a vírgula como separador decimal. O uso do ponto, em vez da vírgula, resultará na importação incorreta dos dados pelo sistema. Exemplo:
    • Para uma comissão de R$ 200,50, informe 200,50;
    • Para 5 horas extras, informe 5,00.
  • Todas as linhas da planilha devem estar corretamente preenchidas na coluna Ref./valor. Caso haja linhas sem preenchimento nessa coluna, a importação resultará em erro. Nessa situação, é necessário excluir as linhas incompletas antes de importar a planilha para o sistema. Além das informações mencionadas anteriormente, nenhuma outra linha ou coluna da planilha deve ser alterada, a fim de evitar erros no processo de importação.

Estrutura de colunas e linhas da planilha de apontamentos emitida.

 

Como realizar essa importação?


 

Após o preenchimento da planilha, será necessário importá-la para o sistema utilizando a ferramenta Robomatic (Automatização de Processos):

 

  • Acesse o sistema Folha;
  • Localize o botão Robô e acione a seta ao lado;
  • Clique em Alimentar o robô.

Botão Robô exibindo a opção Alimentar o robô no sistema Folha.

  • A tela Identificador de arquivos da Linha Phoenix deverá ser exibida;
  • Clique em Selecionar arquivos e busque o arquivo de ponto a ser importado;
  • Os campos abaixo deverão ser preenchidos automaticamente:
    • Sistema: Folha;
    • Tipo: Importação de lançamentos da planilha de apontamento (xls);
    • Empresa: Apelido da empresa;
    • Competência: Referente à competência do arquivo.
  • Acione Copiar arquivos.
  • Esses campos devem ser preenchidos automaticamente. Caso isso não ocorra, significa que o arquivo apresenta inconsistências. Mesmo que o usuário insira manualmente as informações nesses campos, não será possível enviá-las ao sistema.

Tela de identificação de arquivos da Linha Phoenix, exibe campos preenchidos automaticamente com o diretório, tipo, empresa e competência do arquivo importado.

  • Acesse o menu Integrações;
  • Selecione Importação de dados;
  • Acione Lançamento de eventos;
  • Clique em Importar.

Tela inicial sistema Folha, possui menu superior alinhado à esquerda sendo Integrações o oitavo item.

  • A tela Importação de lançamentos de eventos será exibida;
  • Como o Robô foi devidamente configurado, o arquivo de ponto será direcionado para a pasta Scan, localizada no diretório onde o sistema Phoenix está instalado;
  • No cabeçalho dessa tela, serão exibidas as informações do arquivo, incluindo o local onde está salvo, sua origem e a competência a que se refere.

Tela de importação de lançamentos de eventos, exibe campos com o diretório de importação, origem de lançamento, tipo de empregado e competência.

  • Acione o botão Validar/importar;

  • No identificador Status da importação é possível acompanhar o andamento dessa importação;
  • Ao finalizar, uma mensagem de sucesso será exibida.

Exibe opções de importação dos códigos de empregados, locais de trabalho e eventos.

  • Após a conclusão desse procedimento, acesse a tela de Lançamentos mensais e insira o código do funcionário;
  • Dessa forma, será possível visualizar os eventos importados do arquivo, identificados com a Origem do lançamento como Ponto Eletrônico;
  • Após essa verificação, o cálculo da folha poderá ser realizado.

Tela de lançamento de funcionários, possui os botões Novo, Altera e Excluir. É possível filtrar o funcionário, o local e o evento.

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