Contador Online | Como fazer lançamentos de eventos por funcionário, sócio, autônomo e cooperado?

Maria das Graças P. Rariz Godinho
Maria das Graças P. Rariz Godinho
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

Resumo:

1. Saiba como acessar a rotina de lançamentos de eventos no Contador Online.

2. Aprenda a realizar lançamentos para funcionários, sócios, autônomos e cooperados, além de copiar lançamentos do mês anterior e liberar as informações para o sistema Folha.

 

🎯 Pré-requisitos

 

Introdução


 

No Ambiente do cliente, usuários com permissão para essa funcionalidade podem realizar lançamentos de eventos, como horas extras, faltas, adicionais, entre outros, para funcionários, sócios, autônomos e cooperados.

Esses lançamentos são utilizados para informar as movimentações mensais que deverão ser consideradas no processamento da folha de pagamento.

Após realizar os lançamentos e efetuar a liberação das informações, os eventos ficarão disponíveis para recebimento, conferência e processamento no sistema Folha.

 

Como acessar os lançamentos


 

Primeiramente, certifique-se de que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com a leitura abaixo:

  • Passo 1: No menu principal, acesse Folha Web.
Menu Folha Web no Contador Online
  • Passo 2: Em seguida, clique em Lançamentos.
Opção Lançamentos no menu Folha Web

Neste menu, os lançamentos podem ser realizados para:

  • Funcionários
  • Sócios
  • Autônomos
  • Cooperados
Opções de lançamentos por tipo de colaborador

 

Seleção do colaborador e opções de lançamento

  • Passo 1: Clique na opção correspondente ao tipo de cadastro em que será realizado o lançamento (Funcionários, Sócios, Autônomos ou Cooperados).
  • Passo 2: Pesquise e selecione o colaborador desejado, após selecionar o colaborador, serão apresentadas duas opções:
    • Copiar lançamentos do mês anterior: Utilize essa opção quando os eventos do mês anterior forem os mesmos do mês atual. Dessa forma, o sistema replica automaticamente os lançamentos, evitando retrabalho.
    • Criar lançamento de funcionário: Utilize essa opção para incluir novos eventos referentes ao mês atual.
Opções de copiar lançamentos ou criar lançamento

 

Exemplo prático: lançamento para funcionário

Para demonstrar o processo, vamos utilizar como exemplo o lançamento de eventos para um funcionário.

  • Passo 1: Clique na opção Criar lançamento de funcionário.
Botão Criar lançamento de funcionário

 

Tela: Lançamento de eventos – funcionários

Na tela Lançamento de eventos – funcionários, preencha as informações conforme abaixo:

Quadro: Lançamento de funcionário (filtro)

  • Pesquise e selecione o colaborador desejado;
  • Informe o Mês/Ano de referência.

Quadro: Eventos

Serão exibidos apenas os eventos predefinidos e previamente configurados pelo contador.

Tela de Lançamento de Eventos

 

Realizando o lançamento de eventos

Para este exemplo prático, vamos utilizar o funcionário Mensalista_ContadorOnline.

Na tela de lançamentos:

  • Preencha os eventos de acordo com as ocorrências do mês;
  • Caso determinado evento não tenha ocorrido na competência informada, deixe o campo em branco.
  • Passo 1: Após realizar os lançamentos, clique em Confirmar.
Confirmar lançamentos de eventos

Após confirmar, o sistema direcionará para a tela de listagem, onde serão exibidos:

  • O nome do colaborador;
  • Os eventos lançados na competência informada.
Listagem de lançamentos efetuados

 

Liberação dos lançamentos

Após realizar o lançamento de eventos para todos os colaboradores, é necessário efetuar a liberação das informações.

  • Clique no botão Liberar lançamentos.

Ao realizar essa ação, todos os eventos da competência serão liberados, ocorrendo a alteração de status:

  • De Evento não liberado (cadeado azul) para Evento liberado (cadeado laranja).

Após a liberação, o contador poderá visualizar e processar os lançamentos no sistema Folha.

Botão Liberar Lançamentos

Após a liberação, será exibida a seguinte mensagem:

“Liberação dos lançamentos realizada com sucesso, foram liberados apenas lançamentos com Status aguardando liberação.”

Após esse processo, o contador poderá visualizar e processar os lançamentos no sistema Folha.

Mensagem de sucesso na liberação dos lançamentos

 

Legenda dos botões – Lançamento de eventos

1 - Botão: Liberar evento (cadeado azul): Permite a liberação individual de um evento específico. Altera o status apenas daquele evento de não liberado (cadeado azul) para liberado (cadeado laranja). Após a liberação, o contador poderá visualizar e processar somente aquele evento.

2 - Botão: Alterar lançamento de funcionário: Utilizado para alterar valores e/ou quantidades dos eventos já lançados para o funcionário, ou para incluir novos eventos no lançamento.

3 - Botão: Excluir lançamentos de funcionário: Utilizado para excluir todos os eventos lançados para o funcionário. Disponível apenas enquanto os lançamentos ainda não tiverem sido recebidos pelo contador.

Legenda dos botões de ação

 

Impressão dos lançamentos

No campo Quebra por, selecione o agrupamento desejado (Local, Departamento, Setor ou Seção), em seguida, clique em:

  • Botão XLS: gera planilha;
  • Botão PDF: gera relatório.
Opções de impressão e exportação de lançamentos

 

📖 Leitura recomendada


 

Relativo a

Esse artigo foi útil?