Para começar esta integração, é necessário que realize a criação da chave de autenticação entre os sistemas, caso ainda não tenha realizado acesse o passo a passo (link para uma nova aba).
Na plataforma Acessórias, acesse a página Integração Contmatic disponível no botão Configurações na plataforma Acessórias. Para mais informações acesse o conteúdo oficial de Integração Acessórias + Contmatic (link para uma nova aba).
Agora, acesse o sistema Contábil correspondente ao relatório ou obrigação que deseja integrar com a Acessórias e ative a empresa na competência do relatório ou obrigação a ser enviada.
Em seguida, acesse a tela do relatório a ser enviado, selecione a opção Gerar para o Contador Online e clique no botão Imprimir.
Feito isso, acesse, no menu superior do sistema, o Sincronizador de Arquivos (botão Notificações / Abrir o Sincronizador de Arquivos).
Efetue o login, acesse a aba Contador Online, clique no botão Sincronizar Arquivos e na opção Enviar / Receber Todos.
Caso queira enviar o relatório ou obrigação individualmente, utilize as opções de filtro e pesquisa disponíveis na tela, selecionando o relatório que deseja enviar e clique na opção Enviar selecionados.
Observação: Caso nas configurações do Sincronizador de Arquivos esteja selecionada a opção Enviar / Receber arquivos automaticamente este passo não é necessário.
Estes relatórios e obrigações integrados com a Acessórias, ficarão disponíveis nas listagens correspondentes do Contador Online (link para uma nova aba) na sua Área do Contador com o status de cada um, sendo:
- Integração Pendente - Este status será apresentado quando o relatório ou obrigação foi disponibilizado para a Acessórias, mas a chave de autenticação (token) não foi cadastrada na plataforma da Acessórias para autenticar e possibilitar o download do relatório ou obrigação. Solução: acesse a plataforma Acessórias e no botão Configurações / Opção - Integração Contmatic e informe a chave de autenticação (token).
- Download Pendente - Este status será apresentado quando houver alguma instabilidade no processo de envio/recebimento deste relatório ou obrigação. Solução: entre em contato com o nosso suporte para que a equipe de desenvolvimento seja acionada.
- Download Realizado - Este status será apresentado quando a integração do relatório ou obrigação foi concluída, restando apenas verificar a entrega dele ao cliente na plataforma da Acessórias.
Vale ressaltar que as obrigações manuais, incluídas diretamente pelo Contador Online, serão demonstradas nas listagens de Obrigações Vencidas, Protocoladas ou Não Protocoladas e não são integradas com a Acessórias. As notificações destas obrigações manuais por e-mail, para seus clientes, serão realizadas pelo Contador Online, assim como o gerenciamento delas.
A obrigação ou relatório não foi entregue ao cliente, o que fazer?
No e-Contínuo do sistema Acessórias, o arquivo ou obrigação pode constar com as seguintes situações:
Mensagem de erro: Favor indicar obrigação correspondente ao tipo Relatórios.
Solução: Realize a configuração deste relatório ou obrigação na plataforma da Acessórias.
Mensagem de erro: Arquivo não identificado, entre em contato com o suporte.
Solução: Temos atualmente mais de 12 mil tipos de arquivos identificados para integração, porém caso o que você esteja enviando não tenha essa identificação ainda, entre em contato com o suporte da Acessórias que eles farão a homologação deste arquivo para integração.
Para mais informações acesse o artigo sobre o que significa cada alerta do e-Contínuo (link para uma nova aba).
Relativo a