Neste tutorial, demonstraremos como parametrizar a integração automática entre os sistemas da Contmatic: Gestão do Escritório e o G5 Phoenix.
Passo 1 – Criação do Vínculo entre Gestão do Escritório e o G5 (Linha Phoenix)
O primeiro passo para parametrizar a integração, é estabelecer o vínculo entre o Gestão do Escritório e o G5:
1. No Gestão do Escritório, acessa o menu "Configurações → Integrações → Contábil" e clique na opção "+Novo vínculo":
2. Na tela de cadastro do vínculo, informe o CPF ou CNPJ que deseja integrar. Após isso, selecione a opção correspondente aos dados do escritório contábil, marque a opção do sistema "Fiscal" e salve:
3. Uma vez solicitado o vínculo, é necessário acessar o Painel de Controle do Connectcont (link para uma nova aba), realizar o login com usuário e acionar o menu "Vínculos Recebidos". Nesta tela será possível visualizar o vínculo solicitado pelo seu cliente através do Gestão do Escritório:
4. Através do botão "Editar", é possível visualizar os dados da empresa solicitante, indicar a respectiva empresa de sua base de dados cadastrada no sistema Phoenix e confirmar o Vínculo.
Pronto! O vínculo entre o Gestão do Escritório e o sistema Phoenix está ativo.
Este processo deve ser executado apenas uma vez para cada CNPJ que utiliza o Gestão do Escritório e deseja realizar a integração automática.
Passo 2 – Como receber no G5 Phoenix a movimentação fiscal gerada pelo Gestão do Escritório
Uma vez configurado o vínculo, conforme vimos no primeiro passo, as movimentações fiscais geradas pelo sistema Gestão do Escritório serão enviadas automaticamente ao G5 Phoenix através de nossas APIs, e para recebê-las e importá-las para sua escrituração fiscal, siga os passos abaixo:
1. No G5 Phoenix, acesse o sistema Sincronizador de Arquivos, através dos botões Notificações > Abrir o Sincronizador de arquivos, disponíveis na tela principal:
2. Insira seu login e senha para acesso.
3. Na tela principal do Sincronizador, utilize as opções Sincronizar arquivos em seguida Enviar/Receber Todos ou Receber selecionados:
4. Os registros de movimentação enviados pelo Gestão do Escritório aparecerão no grid da tela principal do Sincronizador, e também no painel de notificações do G5 Phoenix, separados por empresa e tipo de documento:
5. Por fim, basta executar um duplo clique no tipo de documento / empresa que deseja importar, realizar os parâmetros necessários e iniciar o processo de importação.
Ao final da importação, será apresentado um relatório de processamento dos registros.
Confira o conteúdo sobre integrações no YouTube
Relativo a