Tempo estimado de leitura: 00:05:00
Pré-requisitos
- Possuir conta de relacionamento no Connectcont (link para uma nova aba);
- Realizar a instalação do sistema G5 (link para uma nova aba);
- Efetuar o login no sistema G5 (link para uma nova aba).
Como realizar essa importação?
Para importar NFe, se certifique que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com os passos abaixo:
- Acesse o menu Escrituração → Notas ICMS/IPI → Importar NFe → Importar;
- Para localizar os arquivos a serem importados, clique em Arquivo.
- Acione o botão Selecionar pasta.
- Selecione a pasta onde estão armazenados os arquivos (.xml);
- Clique em Selec. pasta.
- Uma mensagem indicando que não há itens que correspondem à pesquisa poderá ser exiba;
- Clique em Selec. pasta novamente.
- Os arquivos (.xml) e (.txt) contidos na pasta aparecerão na tela de Seleção de arquivos;
- No quadro à esquerda, aparecerá os arquivos encontrados na pasta;
- No quadro à direita, indicará quais os arquivos que deseja importar.
- Para selecionar um arquivo a ser importado ou todos, utilize as setas no meio.
- Após a seleção dos arquivos, clique em Confirma;
- O campo Nome do arquivo exibirá o diretório em que os arquivos estão armazenado;
- Caso tenha selecionado vários arquivos, aparecerá a mensagem Diversos arquivos.
- No quadro Desejo importar, é possível selecionar se o documento é de Entrada ou de Saída da empresa ativada;
- É possível selecionar as opções pertinentes à operação ou à empresa, como: somar o valor do ICMS ST no valor contábil, considerar PIS e COFINS tributados no simples nacional, entre outros casos.
-
Nos casos das notas fiscais de Entradas, atente-se ao quadro CFOP, onde poderá escolher entra as opções abaixo para importar o arquivo (.xml):
- Considerar um CFOP padrão;
- Considerar correlação de CFOP;
- Considerar a correlação de itens.
- Se optar pelo CFOP padrão: Clique no botão Config. de CFOP e indique um CFOP.
- Assim, todos os documentos fiscais selecionados para importação serão escriturados nas entradas com o CFOP que indicar nesta tela.
- Se optar por Considerar correlação de CFOP: Clique no botão Config de CFOP e indique a correlação de CFOP's de Entrada para os CFOP's que constam nos arquivos (.xml) selecionados para importação.
- Deste modo, todos os documentos fiscais selecionados para importação serão escriturados nas entradas com os CFOP's indicados nessa correlação.
- Em caso de seleção de arquivos com CFOP inexistente na correlação, o sistema não realizará a importação de nenhum documento selecionado. No entanto, o CFOP pendente de correlação constará no quadro de Demonstração da importação.
- Se optar por Considerar correlação de itens: Clique no botão Preparar correlação de itens para o arquivo.
- Será exibida uma tela para a realização da correlação do item do fornecedor com o código do item no controle de estoque interno da empresa que está ativada;
- É possível alterar outros dados como o CFOP a ser escriturado na entrada, o tipo do item e a tributação deste item.
- Após realizar as configurações necessárias, acione Importar.
- Pronto, importação efetuada com sucesso!
Relativo a