Importação de nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e)

May
May
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

Resumo:

1. O artigo explica como importar NFS-e municipal no sistema G5, detalhando pré-requisitos como possuir conta no Connectcont e login no G5

2. O processo inclui acessar o menu Escrituração, selecionar arquivos .xml ou .txt, configurar opções para serviços prestados ou tomados, importar itens da nota e finalizar a importação, confirmando o sucesso da operação.

  • Caminho rápido: Escrituração > Notas ISS > Importar NFSe municipal

 

Ícone com dois retângulos roxos, um grande e um pequeno, representando o produto Escrita Fiscal (antigo G5).

🎯 Pré-requisitos


 

 

📥 Como realizar essa importação?


 

Para importar NFS-e, se certifique que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com os passos abaixo:

 

⚙️ Menu

  • Acesse o menu Escrituração;
  • Selecione Notas ISS;
  • Clique em Importar NFSe municipal.

Menu Escrituração expandido, destacando as opções Notas ISS e Importar NFSe municipal para iniciar o processo.

🗂️ Seleção dos arquivos

  • Acione o botão Arquivo;
  • Clique em Selecionar pasta;
  • Selecione a pasta onde estão armazenados os arquivos .xml
  • Clique em Selec. pasta. 

Janelas sobrepostas para seleção de arquivos, com destaque nos botões Arquivo, Selecionar pasta e na navegação de diretórios xml.

  • Os arquivos .xml e .txt encontrados na pasta selecionada serão exibidos à esquerda;
  • À direita, estarão os arquivos que deseja importar;
  • Para selecionar um arquivo a ser importado ou todos, utilize as setas no meio;
  • Após a seleção dos arquivos, clique em Confirma.

Janela de seleção de arquivos xml destacando as setas de movimentação para incluir itens na lista e o botão Confirma.

📥 Importação

  • O campo Nome do arquivo exibirá o diretório em que os arquivos estão armazenados;
  • Caso tenha selecionado vários arquivos, aparecerá a mensagem Diversos arquivos;
  • ⬛ Desejo importar

    Esse quadro permite realizar configurações pertinentes à operação ou à empresa, como: importar nota cancelada, atualizar cadastro de participantes, importar para modelo 53, entre outros casos.

    Serviços prestados
    • Marque essa opção caso o arquivo a ser importado seja referente a um serviço prestado;
    • O campo Layout do munícipio exibirá o município cadastrado para a empresa, mas não permitirá a edição dessa informação.
    Serviços tomados
    • Selecione essa opção caso o arquivo a ser importado seja referente a um serviço tomado;
    • O campo Layout município será automaticamente habilitado, permitindo ao usuário informar o município no qual a nota fiscal foi emitida.
    Layout do município
    Comportamento padrão Este campo exibe o município previamente cadastrado para a empresa.
    Edição do campo Habilitado Para habilitar a edição do campo marque a opção "Serviços tomados".
    Desabilitado Para desabilitar a edição do campo a opção "Serviços prestados deve estar selecionada".
    Relevância Este campo contribui positivamente no tratamento de inconsistências. Em casos de retorno da mensagem "Layout inválido", essa funcionalidade possibilita novas tentativas de importação mediante a seleção do município correto.

    Comparativo destacando a seleção entre Serviços prestados e Serviços tomados, incluindo o campo para escolha do Layout do município.

Tela de importação com destaque nos campos Nome do arquivo, na opção Serviços prestados e na seleção do Layout do município.

📥 Importação com escrituração de itens

Para importar as notas de serviços com escrituração dos itens:

  • Marque a opção Importar itens;
  • Clique em Prepara importação dos itens.

Tela de configuração destacando a caixa de seleção Importar itens e o botão Prepara importação dos itens para processamento.

  • O sistema exibirá a tela de informações da nota fiscal de serviço contendo:
    • CNPJ;
    • Razão social;
    • Nº da nota;
    • Cód. serviço.
  • Preencha os campos:
    • Cód. item: Código cadastrado em Cadastro → Itens → Cadastro;
    • PIS/COFINS: Informações sobre a tributação dessa operação (CST/Nat. rec./Apuração);
    • Alíquota: Refere-se a PIS e COFINS.
  • Após informar os dados, clique em Gravar.

Tela de edição de itens destacando o campo Cód. item, as configurações de alíquota PIS/COFINS e o botão Gravar.

Concluindo a importação

  • Após realizar as configurações necessárias para a importação do arquivo, clique em Importar (símbolo NFSe);
  • A mensagem "Importação efetuada com sucesso!" deverá ser exibida;
  • Para finalizar, clique em Ok.

Tela final destacando o ícone da NFSe para execução e a mensagem de confirmação Importação efetuada com sucesso.

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?