S-1210 | Erro 1861 - CPF do dependente inválido

User de integração - Zendesk
User de integração - Zendesk
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

Resumo:

1. Saiba por que ocorre o erro 1861 no envio do evento S-1210 do eSocial.

2. Aprenda a validar o cadastro do dependente e a executar a correção automática diretamente pelo sistema Folha.

 

🎯 Pré-requisitos

 

Introdução


 

O erro 1861 no S-1210 ocorre quando o eSocial não consegue validar o dependente informado no evento de pagamento. Em outras palavras, o dependente enviado no XML do S-1210 (Pagamento / Base de cálculo do IRRF) não é localizado ou não é considerado válido para a competência da folha.

O evento S-1210 é responsável por carregar as informações dos dependentes utilizadas no cálculo do imposto de renda e da pensão. Quando essas informações apresentam alguma inconsistência, o eSocial retorna o erro 1861.

Essa situação pode ocorrer, por exemplo, quando:

  • O CPF do dependente está preenchido com um valor inválido, como 00000000000;
  • O dependente está cadastrado no sistema, mas ainda não foi sincronizado com o eSocial;
  • O dependente foi enviado ao eSocial com data posterior à competência da folha;
  • As informações do dependente estão incompletas ou incorretas;
  • O tipo de dependente para IRRF ou pensão não está configurado corretamente.
Mensagem de ocorrência do erro 1861 no eSocial.

⚠️ Atenção

O eSocial considera a validade do dependente a partir da data em que o cadastro é efetivamente enviado.

Exemplo:

  • Folha fechada em 05/2026;
  • Dependente incluído no sistema em 05/2026;
  • Porém enviado ao eSocial apenas em 06/2026.

Nesse caso, para o eSocial, o dependente só passa a existir a partir de 06/2026, não sendo considerado no cálculo da folha de 05/2026.

 

Como corrigir


 

Primeiramente, certifique-se de que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com a leitura abaixo:

Antes de executar o fluxo automático, é importante validar se o dependente está corretamente cadastrado no sistema.

 

1. Validação do cadastro do dependente

  • Acesse o menu Arquivos > Funcionários > Dependentes;
  • Selecione o funcionário desejado;
  • Verifique se o dependente está cadastrado corretamente e confirme as seguintes informações:
    • CPF válido;
    • Data de início correta;
    • Tipo de dependente marcado corretamente (IRRF, pensão, etc.).
Tela de cadastro de dependentes no sistema Folha.

 

2. Correção automática

Após validar o cadastro do dependente, acesse o menu Integrações > eSocial > Central de comunicação:

Menu de acesso à Central de Comunicação do eSocial
  • Clique na aba Painel de pendências;
  • Localize e selecione o evento S-1210 que está com o status Reprovado / Com erro;
Painel de pendências exibindo o evento S-1210 reprovado.
  • Clique no botão Resolver erros;
  • Na tela de aviso que lista os eventos que podem ser corrigidos automaticamente, leia a mensagem apresentada e clique em OK para confirmar;
Tela de aviso para resolver erros automaticamente.

Após a confirmação, o sistema gerará automaticamente o gatilho do evento S-2205 (Alteração de dados cadastrais do trabalhador).

Geração automática do gatilho do evento S-2205.
  • O evento S-2205 gerado será enviado automaticamente ao Robomatic.

Envio automático do evento S-2205 ao Robomatic.

No Robomatic, realize a sincronização do evento S-2205 e aguarde o processamento com o status de Sucesso.

Retorne ao Painel de pendências da Central de comunicação, selecione o evento S-1210 reprovado e clique em Reenviar.

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?