EFD-Reinf | MS0029 - Erro ao gerar DCTF: {0}

User de integração - Zendesk
User de integração - Zendesk
  • ✎ Criado em:
  • ✔ Atualizado em:

Resumo:

1. Saiba como corrigir o erro MS0029 ao realizar o fechamento da EFD-Reinf.

2. Entenda os procedimentos para reabrir e encerrar a competência no sistema G5 ou lidar com instabilidades do e-CAC.

 

🎯 Pré-requisitos

 

Introdução


 

Este erro normalmente ocorre durante o fechamento da competência da EFD-Reinf, no envio do evento R-2099 – Fechamento dos eventos periódicos, quando existe alguma falha na integração das informações com a DCTFWeb ou instabilidade na comunicação com os ambientes da Receita Federal.

Em alguns casos, os eventos periódicos são processados normalmente no sistema, porém o fechamento pode ser recusado no e-CAC/DCTFWeb, gerando a mensagem MS0029.

Primeiramente, certifique-se de que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com a leitura abaixo:

Tela do Gerador EFD Reinf mostrando o evento R-2099 de fechamento reprovado com a mensagem de erro MS0029 em destaque.

 

Cenário 1 - Evento processado, mas recusado na DCTFWeb


 

Pode ocorrer de os eventos periódicos serem processados normalmente, porém, ao consultar a DCTFWeb no e-CAC, o fechamento constar como recusado. Nessa situação, a orientação é gerar novamente o evento de fechamento da mesma competência e reenviar.

  • Passo 1: Acesse o menu Escrituração > Encerramento de mês > Reabra e encerre o mês.

    Menu do sistema G5 com a opção "Encerramento de mês" selecionada na aba "Mensal".
  • Passo 2: Clique no campo Encerrar/ Reabrir.

    Menu do sistema G5 com a opção "Encerramento de mês" selecionada na aba "Mensal".
  • Passo 3: Localize o mês que está apresentando o erro MS0029. Dê um duplo clique sobre a competência para realizar a reabertura e, em seguida, repita o processo para encerrar novamente o mês.

    Tela de controle com cadeados dos meses do ano de 2026, destacando a coluna da rotina EFD Reinf com janeiro encerrado e os demais abertos.
  • Passo 4: Acesse a central EFD-Reinf, gere novamente o evento R-2099 e realize o envio.

 

Cenário 2 - Instabilidade no portal do e-CAC/DCTFWeb


 

Quando os eventos periódicos estiverem corretos e o erro for apresentado apenas no fechamento da competência, a ocorrência pode estar relacionada a uma instabilidade temporária no ambiente da Receita Federal, e-CAC ou DCTFWeb.

Nessa situação, recomenda-se:

  • Aguardar alguns minutos;
  • Valide se existe indisponibilidade no ambiente da Receita Federal;
  • Realize uma nova tentativa de transmissão em outro horário.

Caso a instabilidade seja externa, o envio poderá ser concluído normalmente após o restabelecimento do ambiente.

Relativo a

Compartilhe nas redes sociais:

Esse artigo foi útil?