Resumo:
1. Entenda o que é o Diário auxiliar (A) e sua utilização como apoio à Escrituração resumida na ECD.
2. Saiba como configurar e gerar os registros auxiliares no Contábil com base no G5.
3. Confira as regras dos registros I200 e I250, a validação no PVA e os cuidados com a conta contábil analítica.
🎯 Pré-requisitos
- Possuir conta de relacionamento no Connectcont (link para uma nova aba);
- Estar logado no sistema Contábil Phoenix;
- Possuir as escriturações fiscais lançadas no sistema G5 Phoenix.
O que é o diário auxiliar?
O Diário auxiliar (A) é uma escrituração auxiliar utilizada como apoio à Escrituração resumida na ECD.
No Contábil, o Diário auxiliar pode ser gerado com base nas informações existentes no G5, conforme os registros auxiliares selecionados.
Quando a empresa adota a escrituração resumida, cada Diário auxiliar deve ser gerado e validado individualmente no PVA do SPED Contábil. Cada arquivo conterá um código Hash próprio, que será exigido posteriormente no preenchimento e geração do Diário resumido.
Como configurar o diário auxiliar
Primeiramente, certifique-se de que você atende aos Pré-requisitos citados anteriormente. Caso sim, prossiga com a leitura abaixo:
- Passo 1: No Contábil, acesse o menu SPED > Central de comunicação SPED. Selecione a aba ECD, clique em Configurar empresa e, em seguida, em Alterar configurações.
- Passo 2: Na tela de configuração da empresa, acesse a aba Geral e localize o campo Tipo de escrituração. Selecione a opção Auxiliar, confira o período da escrituração e clique em Gravar.
- Passo 3: Após gravar a configuração da empresa, clique no botão Config. complementares.
- Passo 4: Na tela de configurações complementares, marque a opção Gerar diário auxiliar com base na escrituração G5. e selecione os registros auxiliares necessários para a escrituração da sua empresa:
- Registro de entradas;
- Registro de saídas;
- Serviços prestados;
- Serviços tomados.
Para cada registro marcado, preencha os campos obrigatórios:
- Ordem: informe o número de ordem do livro auxiliar;
- Conta: selecione a conta contábil analítica correspondente aos lançamentos daquele registro.
Você pode selecionar mais de uma opção para gerar os respectivos Diários auxiliares no mesmo processo.
Registros I200 e I250
Os registros I200 e I250 do Diário auxiliar podem não existir na contabilidade quando a empresa realiza a integração contábil por totais em vez de nota a nota.
Para gerar os livros auxiliares, o sistema considera os lançamentos contábeis pertinentes a cada livro como se a integração estivesse configurada nota a nota, independentemente da forma utilizada originalmente. Dessa forma, cada escrituração auxiliar apresenta apenas os lançamentos vinculados ao respectivo livro:
- Registro de entradas: considera os lançamentos do Livro de registro de entradas de todos os meses do período da ECD;
- Registro de saídas: considera os lançamentos do Livro de Registro de saídas de todos os meses do período da ECD;
- Serviços prestados: considera os lançamentos do Livro de serviços prestados de todos os meses do período da ECD;
- Serviços tomados: considera os lançamentos do Livro de serviços tomados de todos os meses do período da ECD.
Geração e validação dos arquivos
O sistema gera um arquivo de Diário auxiliar para cada opção selecionada. Por exemplo, ao selecionar Entradas, saídas e serviços prestados, serão gerados três arquivos distintos.
Cada arquivo gerado deve ser importado e validado individualmente no PVA do SPED Contábil.
Após a validação de cada escrituração auxiliar, anote o código Hash gerado pelo PVA. Esses códigos serão obrigatórios para referenciamento no momento de gerar o Diário resumido (R).
Atenção à conta contábil
Na configuração do Diário auxiliar, deve ser informada uma conta contábil analítica.
Durante a validação, o PVA pode apresentar uma advertência no registro I015, informando que a conta constante no I015 deve ser sintética no plano de contas (I050) do livro auxiliar.
Mesmo com essa advertência, no Contábil deve ser utilizada a conta analítica.
Essa configuração é necessária para permitir a validação do Diário resumido, bem como o correto batimento entre a escrituração auxiliar e a escrituração resumida.
Importante:
Para a geração do Diário auxiliar pelo Contábil, informe sempre a conta contábil analítica.
Essa configuração pode resultar na apresentação da advertência no registro I015 do livro auxiliar, mas não impede o procedimento necessário para a validação, batimento e transmissão do Diário resumido.
Relativo a