Backup Phoenix

Como funciona o Backup Phoenix?

O Backup Phoenix é uma ferramenta fundamental para segurança do banco de dados e conservação de dados da empresa.

Para realizar o procedimento de backup do banco de dados, execute as seguintes rotinas:

Através do sistema Backup Phoenix, acesse o campo Tipo de Ação e selecione a opção Backup.


Posteriormente, defina o diretório onde o arquivo de backup será salvo. É possível definir uma Pasta Local (Computador) ou Ambiente Virtualizado (Nuvem).


Neste exemplo, vamos utilizar a Pasta Local na Área de Trabalho do Computador para salvar o arquivo de backup, conforme exemplo abaixo:


Após a definição do local para salvar o arquivo de backup, verifique o Local de origem dos dados. Esse campo normalmente deve ser selecionado de acordo com o local ou diretório de instalação dos sistemas Linha Phoenix.


Concluído os procedimentos de configurações iniciais de backup, também é preciso definir os Sistemas Phoenix que serão inseridos no arquivo de backup.

Para efeito de demonstração, vamos utilizar como base os sistemas Folha e SST Phoenix.


Outro ponto importante refere-se ao Tipo de Cópia. Neste caso, é preciso entender o perfil de backup para analisar a necessidade de marcação de todos os campos.

1. Geral: Corresponde a cópia da base da pasta Geral contendo todas as informações de acessos comuns dos sistemas Linha Phoenix;

2. Empresas: Corresponde a cópia da base da pasta Empresas contendo somente as informações pertinentes aos cadastros das empresas, funcionários, cálculos e entre outros;

3. Pasta SCAN: Corresponde a cópia da base da pasta Scan contendo todas as informações de arquivos XML de obrigações acessórias eSocial e EFD-Reinf.

Dica importante: 

Caso o objetivo seja realizar um backup de segurança para armazenamento de dados, recomendamos que as opções Geral, Empresas e Pasta Scan sejam assinaladas no momento de realização do Backup.

Agora, se porventura a ideia é repassar o backup para um outro escritório contábil ou outra base de dados, orientamos que seja verificada a necessidade de marcação da opção Geral, pois se a opção for assinalada, ao restaurar o backup na nova base que irá receber as informações, os dados gerais serão descartados.

Atenção: Para o repasse de base através do Backup Phoenix, orientamos que usuário destino cadastre uma nova empresa com o mesmo APELIDO e posteriormente ao restaurar as pastas Empresas e Scan, os Dados Gerais serão preservados.


Além disso, é importante definir se o backup será para todas as empresas ou apenas específicas do banco de dados.

Ao selecionar a opção Específica(s), clique no botão Selecionar e assinale a empresa que deseja prosseguir com a ação de backup e clique na opção Confirmar.


Em seguida, realize também a definição do Ano Base para backup de dados, neste campo é possível definir dentre as opções: Todos os anos, Específico ou Períodos.

Após as definições, clique no botão Atualizar Lista.

Os arquivos disponíveis para backup no banco de dados serão listados para seleção. Se de fato, as informações estiverem de acordo, clique no botão Processar.

O sistema Backup Phoenix apresentará o status de operação em relação a cópia de arquivos.

Após a conclusão da cópia dos arquivos, o processo de backup será concluído com êxito.

Precisa de auxílio mais específico sobre essa rotina do sistemma Backup Phoenix? Assista o vídeo e acompanhe o passo a passo:

Compartilhe nas redes sociais: