Folha de Pagamento

1º Passo: Parametrização das Empresas e Cadastros de Sindicatos

A parametrização das empresas e cadastros de informações sindicais são fundamentais para o cálculo correto da Folha de Pagamento Complementar no sistema Folha Phoenix.

Para realizar a Parametrização do Sistema referente aos principais aspectos relacionados ao processo complementar, execute as seguintes ações:

Acesse o menu Arquivos / Parâmetros Por Empresa / Aba Rescisão.

Ao acessar a tela de parametrização dos processos rescisórios, é preciso ter atenção as opções relacionadas aos processos complementares, pois essas customizações surtiram efeitos no comportamento do sistema para exibição de informações e cálculos.

Verificar funcionários pertencentes ao sindicato e/ou processo (Resc. Complementar): Ao assinalar essa opção, o sistema Folha Phoenix realizará a aplicação de filtros para identificação dos funcionários que possuem os sindicatos vinculados ao processo complementar.

Desconsiderar Dif. Salariais / Av. Prévio Ind. mês anterior a data-base (Resc. Complementar): Ao assinalar essa opção, o sistema Folha Phoenix não irá considerar os valores de diferenças salariais e aviso prévio indenizado originados do mês anterior a data base.

Pagar Diferenças Salariais na Rescisão Complementar: Opção habilita que as verbas correspondentes as diferenças de salário sejam incorporadas no Termo de Rescisão Complementar.


Outro ponto importante de revisão cadastral refere-se as Informações Sindicais.

Neste caso, acesse o menu Arquivos / Sindicatos / Funcionários / Cadastro de Sindicato e verifique as informações de data base.

Para maiores informações sobre os cadastros de sindicatos, clique aqui.

Além da verificação de data base, também é necessário incluir as categorias e pisos normativos.

Para realizar os cadastros, execute os seguintes procedimentos:

Arquivos / Sindicatos / Funcionários / Categorias e Pisos Normativos.

Ao acessar a tela de Cadastro de Categorias e Pisos Normativos, inclua as categorias conforme instrumento coletivo e insira a carga horária semanal e mensal.

Posteriormente, realize a vinculação de um piso para cada categoria de acordo com os valores determinados em Convenção Coletiva de Trabalho.

Dica importante: No cadastro dos Pisos Normativos, é necessário que os campos de Data de Vigência e Data de Celebração Aco./Conv./Dissídio sejam preenchidos de acordo com as datas base e de assinatura para liberação do termo coletivo.

Exemplo:

Data de Vigência: Corresponde a data base.

Data de Celebração Aco./Conv./Dissídio: Corresponde a data de liberação do acordo, convenção ou dissídio coletivo.

Compartilhe nas redes sociais: