Folha de Pagamento

3º Passo: Inclusão do Cadastro e Processo de Folha Complementar

Para realizar o cadastro do processo de Folha Complementar no sistema Folha Phoenix, realize os seguintes procedimentos:

Acesse o menu Cálculos / Processamentos (Folhas) / Complementar.

Na tela de Processamento de Folha de Pagamento Complementar, selecione o Sindicato e inclua as informações de Data de Celebração do Acordo, Tipo de Acordo, Informações do Processo e Observações.

Data de Celebração do Acordo: Preencha a data em que realmente o acordo coletivo ou dissídio foi liberado pelo sindicato da categoria.

Tipo de Acordo: Selecione uma das opções disponíveis de acordo com o perfil da folha complementar (1 - Acordo Coletivo, 2 - Comissão de Conciliação Prévia CPP, 3 - Convenção ou 4 - Dissídio).

Informações do Processo: Realize o preenchimento do número do processo, ano e vara (Essas informações normalmente constam na Convenção Coletiva de Trabalho).

Observações: Preencha informações descritivas da situação que originou o pagamento das verbas relativas a períodos anteriores (Campo de preenchimento obrigatório para eSocial).

Após o preenchimento dos dados cadastrais do processo complementar, é preciso selecionar as categorias normativas para os cálculos de diferenças salariais.

Concluído os procedimentos de cadastros e seleção das categorias normativas, realize a inclusão das competências para o cálculo da folha de pagamento complementar.

Clique no botão Novo no quadro de Diferenças Salariais e Encargos, e realize o preenchimento da data de pagamento dessas diferenças.

Observação importante: Realize esse procedimento até que o sistema Folha Phoenix apresente um alerta informando que não existem mais competências para inclusão no cálculo da folha complementar.

Ao realizar o preenchimento de todas as competências do processo complementar, certifique-se de que todas as férias e rescisões complementares foram calculadas para posteriormente realizar o processamento da folha de complemento mensal.

Dica importante: Sempre realize primeiro o filtro e cálculo das férias e rescisões complementares para depois executar o cálculo da folha complementar como um todo.


Após a aplicação dos filtros e cálculos de todas as eventuais férias e rescisões complementares, acesse novamente o Processo de Folha Complementar e realize os cálculos de folha mês a mês.

Concluído o procedimento de cálculo, realize a emissão do Relatório de Folha de Pagamento Complementar, através do menu Relatórios / Mensais / Folha de Pagamento / Complementar - Web.

 

Compartilhe nas redes sociais: