Contábil Phoenix

3 - Detalhamento dos Indicadores

Para saber como configurar a central, acesse o link do ítem 2 - Central de Comunicação Dashcont

Detalhamento dos Indicadores:

Lucratividade

Indicador do desempenho da empresa no processo de geração de lucro, mostra o quanto da receita total produzida nos negócios se converteu em lucro após pagar todos os custos e encargos.

Composto pelo saldo do Lucro Líquido e Receita Total. Saldo do Lucro Líquido: O sistema buscará das contas configuradas na linha Lucro/Prejuízo do Exercício da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Saldo da Receita Total: O sistema buscará das contas configuradas na linha Receitas da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Fórmula da Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total)*100, ou seja, saldo do Lucro Líquido dividido pelo saldo da Receita Total multiplicado por 100.

Análise de Resultados

O indicador deve mostrar resumidamente os valores da receita, (despesas + custo) e o lucro da empresa de cada mês.

Composto por saldos das contas de Resultado Receitas, Custos e Despesas Saldo de Receitas: O sistema buscará da DRE modelo 1, a soma dos títulos (Receitas Brutas - Deduções) + (Receitas Financeiras + Outras Receitas Operacionais).Saldo de Custos: O sistema buscará da DRE modelo 1, o título Custos. Saldo de Despesas: O sistema buscará da DRE modelo 1 a soma dos títulos (Despesas com Vendas + Despesas Tributárias + Despesas Administrativas + Despesas Gerais + Outras Despesas Operacionais + Despesas não Operacionais)Saldo do Resultado Líquido: O sistema buscará da DRE modelo 1 da linha Lucro líquido do período Fórmula do Receitas x Custos x Despesas = Receitas, Despesas = Custos + Despesas, Lucro = Receitas - Custos - Despesas.

Liquidez Imediata

Indica a capacidade de pagamento das dívidas da empresa de forma imediata. Quanto a empresa consegue pagar das suas dívidas com o que possui em disponibilidades (caixa, banco e aplicações financeiras de liquidez imediata. Quanto maior, melhor.

Composto por saldos das contas do Disponível e Passivo Circulante. Saldo do Disponível: O sistema buscará das contas configuradas na linha Disponível da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Saldo do Passivo circulante: O sistema buscará das contas configuradas na linha Passivo Circulante da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Fórmula da LI =Disponibilidades/Passivo Circulante, ou seja, saldo da Disponibilidade dividido pelo saldo do Passivo Circulante .

Ciclo Financeiro

Mostra o tempo entre o pagamento das compras e recebimento das vendas. Quanto menor, melhor.

Composto por saldos dos índices Prazo médio de Estocagem (PME), Prazo médio de Recebimento (PMR) e Prazo médio de pagamento (PMP).Saldo PME: O sistema buscará do índice PME da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis.Saldo PMR: O sistemas buscará do índice PMR da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis.Saldo PMP:O sistema buscará do índice PMP da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis.Fórmula do Ciclo Financeiro =PME + PMR – PMP, ou seja, saldo do PME somado ao PMR subtraído o PMP

Margem Operacional

Qual porcentagem de cada real de venda restante após o desconto de todas as despesas operacionais (inclusive diferença entre receitas e despesas financeiras), com exceção do imposto de renda.

Composto por saldos das contas do Lucro/Prejuízo operacional e Receitas.Saldo do lucro operacional: O sistema buscará das contas configuradas na linha Lucro/Prejuízo Operacional da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis.Saldo da receita: O sistema buscará das contas configuradas na linha Receitas da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Fórmula do MO = (Lucro/prejuízo operacional)/Receitas, ou seja, saldo do Lucro/Prejuízo Operacional dividido pelo saldo da Receitas.

ROA

Também chamado de ROA Retorno sobre o Ativo significa a taxa de retorno gerado pelas aplicações realizadas por uma empresa em seus ativos. Mostra a rentabilidade da empresa em relação aos investimentos totais. Por exemplo indica o retorno gerado por R$ 1.00 investido pela empresa. Quanto maior, melhor.

Composto por saldos das contas do Lucro/Prejuízo do exercício e Ativo total. Saldo do Lucro/Prejuízo do exercício: O sistema buscará das contas configuradas na linha Lucro/Prejuízo do Exercício da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Saldo do Ativo total:O sistema buscará das contas do grupo 1Fórmula do RA =Lucro Prejuízo do exercício / Ativo, ou seja, saldo do Lucro/Prejuízo do exercício dividido pelo saldo do Ativo Total.

Variação de Caixa

Também pode ser chamado de variação do disponível. Demonstra como foi o comportamento do caixa de um mês para o outro, se houve queda, se aumentou.

Composto por saldos das contas do Disponível. Saldo do Disponível: O sistema buscará das contas configuradas na linha Disponível da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Fórmula =Disponível mês atual - Disponível mês anterior

Grau de Endividamento

Representa o percentual de recursos de terceiros que financiam o ativo. Quanto menor, melhor.

Composto por saldos do Passivo Total, do Patrimônio Líquido e do Ativo Total.Saldo do Passivo Total: O sistema buscará das contas configuradas do Passivo Total da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Saldo do Patrimônio Líquido: O sistema buscará das contas configuradas na linha Patrimônio Líquido da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Saldo do Ativo Total:O sistema buscará das contas configuradas do Ativo Total da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Fórmula do Grau de Endividamento=(Passivo Total - Patrimônio Líquido) / Ativo Total, ou seja, saldo do Passivo Total subtraído do saldo do Patrimônio Líquido dividido pelo saldo do Ativo Total.

EBITDA

Este indicador representa a Geração operacional de caixa da empresa, significa o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em considerações os efeitos financeiros, depreciações e amortizações.

Composto pelo saldo do Resultado Operacional e de saldos das contas de Resultado Depreciação e Amortização. Saldo do Resultado Operacional: O sistema buscará das contas configuradas na linha Lucro/Prejuízo Operacional da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Saldo da Depreciação: O sistema buscará das contas configuradas na linha Despesas Depreciação da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Saldo da Amortização: O sistema buscará das contas configuradas na linha Despesas Amortização da configuração da ADC - Análise das Demonstrações Contábeis. Fórmula do Ebitda = Resultado Operacional + Depreciação + Amortização, ou seja, saldo do Resultado Operacional somado ao saldo da Depreciação e Amortização.

Comparação das despesas

Comparativo de custo e despesas mensais entre dois períodos.

O sistema buscará os dados dos títulos abaixo da DRE modelo 1:

  • Despesa com vendas
  • Despesas financeiras
  • Despesas tributárias
  • Despesas Administrativas
  • Despesas gerais
  • Custos
  • Outras despesas valor: soma das linhas Outras despesas operacionais + Despesas não operacionais.

Composição das despesas

Parcelas do Custo e cada tipo de Despesa sobre a soma de todos.

O sistema buscará os dados dos títulos abaixo da DRE modelo 1:

  • Despesa com vendas
  • Despesas financeiras
  • Despesas tributárias
  • Despesas Administrativas
  • Despesas gerais
  • Custos
  • Outras despesas valor: soma das linhas Outras despesas operacionais + Despesas não operacionais.

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.