G5 Phoenix

Como configurar a Integração Contábil no G5 Phoenix?

Para realizar a integração dos lançamentos do G5 Phoenix para o Contábil Phoenix é necessário que os sistemas estejam instalados no mesmo diretório, e ser feito toda a configuração no sistema G5 Phoenix.

No sistema G5 Phoenix acesse ao menu Cadastro / Empresa / Cadastro, aba Escrita.

No campo Pl Contas Intg. informar a opção do plano de contas:

1 - Plano de Contas Geral
2 - Plano de Contas Individual

Essa opção define se para a empresa ativa será utilizado o cadastro de plano de contas Geral ou se será utilizado o Individual.

No campo Met. de Contab informar o Método de Contabilização:

1 - Sintético
2 - Analítico

Essa opção define se a integração dos participantes (Fornecedores/Cliente) utilizará o método sintético, lançando todos na mesma conta contábil definida na Tabela de Integração Contábil, ou se a integração será de forma analítica, buscando no cadastro do participante sua respectiva conta contábil.

No campo Tipo Caixa:

1 - Livro Caixa
2 - Contabilidade

Quando selecionada a opção 1 - Livro Caixa o sistema efetuará a integração das notas/serviços para o Livro Caixa no programa Jr Phoenix.

Quando selecionada a opção 2 - Contabilidade o sistema efetuará a integração das notas/serviços para a contabilidade no programa Contábil Phoenix.

Na aba Contabilidade preencher os campos Pl. de Contas Contábil informando o plano de contas da empresa (Definido no Contábil Phoenix) e a Forma de Tributação da empresa.

Em seguida acesse ao menu Cadastro / Parâmetros Integração Contábil.

Nessa tela realizará os parâmetros de integração contábil para a empresa ativa no sistema.

Para orientações sobre o preenchimento da tela verifique em Como cadastrar os Parâmetros da Integração Contábil?

O próximo passo é no menu Cadastro/Tabela de Integração Contábil/Novo CFOP/Geral/Individual.

Para notas fiscais de Entradas e Saídas o cadastro é na aba Códigos Fiscais.

Clique em Novo

No campo Centena CFOP informe a centena do CFOP informado nos lançamentos, em nosso exemplo o lançamento está com o CFOP 1.102 então no cadastro da tabela informamos a centena 102.

No campo C/C informe o número de identificação do cadastro, em nosso exemplo utilizamos o número 2 no C/C então se torna obrigatório que nos lançamentos das notas fiscais com CFOP 1.102/2.102 o campo C/C esteja preenchido com o número 2.

Observação: Quando é realizado o cadastro da tabela com o número do C/C 1 o sistema passa a considerar automaticamente ele, não tendo a necessidade de informar nos lançamentos das notas fiscais o número 1 no campo C/C.

Nas colunas Partida e C/ Partida pressione Ctrl+Enter para abrir o plano de contas da empresa e selecionar as contas contábeis de débito e crédito.

Campo Hist. no pressione Ctrl+Enter para selecionar ou cadastrar o histórico.

Campo Complemento do Histórico é livre o preenchimento, o sistema possui alguns coringas para levar os dados dos lançamentos.

Coringas: “999999” Número da Nota Fiscal

“SER” Série da Nota Fiscal

“FFF” Nome do Participante informado na Nota Fiscal.

“DD/MM/AA” Data, Mês e Ano da Nota Fiscal.

Observação: Em nosso exemplo foi utilizado o Método de Contabilização como Sintético, então a Tabela de Integração Contábil foi preenchida para o Método Sintético. Para Método Analítico a Tabela de Integração Contábil deverá ser preenchida conforme as orientações em Como configurar a Tabela de Integração Contábil no Método Analítico?

Ainda dentro da Tabela de Integração Contábil, clique na aba Automáticas.

Deixar a conta contábil informado nos campos Fornecedores, Clientes e Caixa.

Nessa tela possui as colunas de Partida e C/ Partida para a apuração dos impostos PIS, COFINS, CSLL, IRPJ, Simples Nacional, ICMS Fonte Entradas, ICMS Fonte Saídas e Diferencial de Alíquotas, informar as contas de débito e crédito para cada imposto e o seu devido histórico.

Após ter feito todas as configurações acima, para verificar os lançamentos que serão integrados no sistema Contábil Phoenix acesse ao menu Mensal / Planilha Contábil / Escrituração de Notas, selecione os tipos de lançamentos e clique em Ok.

Prontinho! Após a realização desses procedimentos, a configuração para Integração Contábil será realizada com êxito!

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