O processo de Integração Bancária tem como principal objetivo facilitar as rotinas de transferências de pagamentos de salários de maneira automatizada para a conta bancária dos empregados, por este motivo, antes de realizar o procedimento de geração do arquivo de integração, é fundamental aplicar um filtro de revisão cadastral dos bancos e vinculação dessas informações no cadastro de empresas e empregados.
Passo a passo de cadastro de bancos no sistema Folha Phoenix
Passo a passo de vinculação de bancos no cadastro de empresas e trabalhadores
Após a verificação cadastral, para realizar o procedimento de geração do arquivo de Integração Bancária, execute os seguintes procedimentos:
Acesse o menu Integrações / Integração Bancária / Pagamento de Salários.
Quando realizarmos o acesso a tela de Integração Bancos, é necessário seguir uma rotina de ações para inclusão das informações para geração do arquivo bancário:
1. Selecione por:
Se for selecionada a opção Número de Compensação Bancária, é necessário definir o layout e automaticamente será preenchido o campo Conta Corrente da Empresa conforme cadastro do banco no sistema.
Caso a opção selecionada seja Código de Banco, é necessário selecionar o banco apenas, conforme exemplo na imagem abaixo:
2. Tipo de Layout:
Neste quadro é necessário definir o tipo de conta que irá compor esse arquivo (Conta Corrente, Poupança, Salário ou Cartão Salário), e também pode selecionar as opções de geração de arquivo único ou separado.
Além dessas configurações, é preciso definir um diretório para salvar o arquivo de integração bancária.
3. Preenchimento de Data do Débito e Número Sequencial:
No campo Data do Débito, é necessário preencher a data em que haverá a disponibilização dos valores em conta para os empregados.
Já o campo Número Sequencial refere-se ao número do arquivo gerado. O sistema Folha Phoenix armazena o número informado na geração do último arquivo, desse modo é devido incluir o número seguinte para continuidade nos arquivos, contudo é importante ressaltar que essa função será habilitada apenas quando selecionado a opção Número de Compensação bancária).
4. Gerar dados para holerite eletrônico:
Opção de uso exclusivo para quem faz integrações usando o banco Itaú, se porventura for utilizado outro banco Clique aqui para visualizar um passo a passo de emissão do holerite eletrônico.
5. Gravar arquivo com CNPJ Matriz:
Opção habilitada para seleção somente quando no campo Número de Compensação Bancária estiverem selecionados os layouts 03 - Banco Itaú (240 Pos.), 02 - Banco Bradesco (200 Pos.) e Cartão Salário (500 Pos.), Layout 27 - Banco Bradesco (240 Pos.), Layout 29 - Banco Bradesco (500 pos.) ou Layout 31 - Banco Bradesco (240 pos) Multipag, caso contrário permanecerá desabilitada e não é necessário assinalar o campo.
6. Tipo Op. TIR (Transf. Imediata):
Opção habilitada para utilização somente quando estiverem selecionados os layouts 27 - Banco Bradesco (240 Pos.), 08 - Banco Unibanco (320 Pos.) ou se houver algum banco vinculado a esses layouts, caso contrário permanecerá desabilitada e não é necessário assinalar o campo.
7. Considerar Contas Bradesco:
Opção habilitada somente quando no campo Número de Compensação Bancária estiverem selecionados os layouts 399. [007] - Banco HSBC (240 Pos.) e Cartão Salário (240 Pos.) ou se houver algum banco vinculado a esses layouts, caso contrário permanecerá desabilitado e não é necessário assinalar o campo.
8. Modalidade de Pagamento:
Opção habilitada apenas quando no campo Número de Compensação Bancária estiver selecionado o layout 237. [029] - Banco Bradesco (500 Pos.) ou se houver algum banco vinculado a esses layouts, caso contrário permanecerá desabilitado e não é necessário o preenchimento da informação.
Se houver habilitação do campo Modalidade de Pagamento, é possível selecionar as opções:
1 - Crédito em C/C ou 5 - Crédito em C/C Real Time
Quando no campo Número de Compensação Bancária estiver selecionando um dos layouts: 237. [031] - Banco Bradesco (240 Pos. Multipag), 756. [032] – Banco Sicoob (240 Pos.) ou 104. [026] - Banco CEF - SIACC (240 Pos.) habilitará a opção Modalidade de Pagamento, para seleção das opções abaixo:
1 – TED ou 2 – DOC
9. Convênio Bancário Hist. Créd:
Opção habilitada apenas quando no campo Número de Compensação Bancária estiver selecionado o layout 033. [018] - Banco Santander Banespa (240 Pos.) ou se houver algum banco vinculado a esse layout, caso contrário permanecerá desabilitado e não é necessário o preenchimento da informação.
10. Cód. do Compromisso:
Campo habilitado quando o Número de Compensação Bancária estiverem vinculados aos layouts 104. [026] - Banco CEF - SIACC (240 Pos.), 237. [027] - Banco Bradesco (240 Pos.), preenchido com 00 ou 237. [031] - Banco Bradesco (240 Pos. Multipag), preenchido com 00. Caso não se enquadre nessas configurações, o campo permanecerá desabilitado.
11. Nº da Lista de débito:
Opção habilitada somente quando o campo Número de Compensação Bancária estiver vinculado ao layout 237. [029] - Banco Bradesco (500 Pos.) ou se houver algum banco vinculado a esse layout, caso contrário permanecerá desabilitado e não é necessário o preenchimento da informação.
Quando habilitado, este campo é numérico e limitado a 9 caracteres.
12. C/C Complementar - Empresa:
Opção habilitada quando o campo Número de Compensação Bancária estiver vinculado ao layout 237. [029] - Banco Bradesco (500 Pos.) ou se houver algum banco vinculado a esse layout, caso contrário permanecerá desabilitado e não é necessário o preenchimento da informação.
Quando habilitado, este campo é numérico e limitado a 7 caracteres.
13. Tipo de Pagamento:
Campo destinado para seleção do tipo de pagamento que será realizado: Pagamento, Pagamento Complementar, Adiantamento, Férias, Férias Complementares, Rescisão, Rescisão Complementar, 13º Salário - 1º Parcela, 13º Salário - 2º Parcela e Participação nos Lucros e Resultados.
14. Sindicato:
Caso o Tipo de Pagamento seja referente a valores originados de folhas, férias ou rescisões complementares, é necessário selecionar o sindicato, processo Complementar e preencher as datas de pagamentos.
15. Favorecido:
Selecione o tipo de empregado que será favorecido para o crédito em conta: Funcionários, sócios, domésticos, autônomos ou cooperados.
Após o preenchimento e seleção dos campos pertinentes ao tipo de geração do arquivo, clique no botão Processar e o sistema Folha Phoenix fará a geração do arquivo de integração bancária!
Para ter acesso a Relação de Valores para Crédito em Conta, acione a opção Sim na mensagem de confirmação de dados enviados ao banco.
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